Prefeitura qualifica 45 cidadãos no curso de vigilante
Assim como os cursos de mecânica convencional, eletricista, cabeleireiro e outros, o treinamento para vigilante também faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Social, parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e Secretaria de Planejamento, com a Caixa Econômica Federal.
Foram 120 horas/aulas, divididas em vários temas, a exemplo de defesa pessoal e primeiros socorros; noções elementares de direito; armamento e tiro; técnicas operacionais, como local do crime, busca e apreensão, registros de ocorrência; segurança física de instalação, explosivos e medidas de emergência; prevenção e combate a incêndio e relações humanas no trabalho, fazendo alusão à ética, comunicação interpessoal e apresentação no trabalho.
Para Elizane dos Santos Siqueira, 21 anos, a oportunidade desperta sonhos. “Trabalhava fazendo pesquisa para um jornal local. Agora, com a capacitação pretendo trabalhar na área de defesa e vigilância, para ter uma melhor condição de vida”, explica, destacando que o módulo de que mais gostou foi o de armamento e tiro.
Givaldo José dos Santos, 48 anos, presta serviços como garçom durante três dias na semana. Conforme sua explanação, fez o curso para assegurar a sua família melhores condições de vida. “Fiz outros cursos pela Fundat, como de edificações, carpinteiro, pedreiro e outros, mas o de vigilante foi o que mais gostei. Acredito que exista preconceito para contratações de pessoas da minha idade, mas estou confiante com a realização desse curso”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura qualifica 45 cidadãos no curso de vigilante – Treinamento dos vigilantes