Prefeitura promove articulação entre representantes do Ministério do Meio Ambiente e técnicos da Seplan
Segundo a coordenadora de Meio Ambiente da Seplan, Suane de Araújo Coutinho, a visita do diretor de articulação institucional, Eugênio Spengler, e da técnica de projetos do Programa Nacional de Meio Ambiente, Márcia Coura, ambos do MMA, ampliou perspectivas e agregou conhecimento. “Esta articulação mostra o quanto a Prefeitura está preocupada com o Meio Ambiente e como estamos empenhados na causa ambiental”, diz a coordenadora.
Além dos representantes do MMA e da coordenadora de Meio Ambiente da Seplan, também participaram da reunião o secretário municipal de Planejamento, Luciano Pimentel, o superintendente do Ibama, Manoel Rezende e o secretário estadual adjunto de Meio Ambiente, Marcos Vandir. Um outro encontro ficou agendado para o dia 5 de maio, quando alguns projetos concluídos serão apresentados e avaliados pelos consultores do MMA.
Meio Ambiente
Sobre o trabalho realizado pelo setor de Meio Ambiente da (Seplan), a coordenadora explica que o mais importante é o licenciamento ambiental de todas as obras realizadas pela Prefeitura. “Tudo que é feito passa por um estudo e tem que ter uma autorização. Quando se constrói um prédio e se abre uma avenida, por exemplo, temos que analisar como o Meio Ambiente será afetado”, esclarece Suane Coutinho.
Ela ressalta que cada detalhe é cuidadosamente verificado, a exemplo do material utilizado, das redes de esgoto, de água, elétrica etc. Mas paralelamente ao trabalho de licenciamento, o setor se dedica à elaboração e execução de outros projetos, como o projeto do Bairro Santa Maria, que prevê a construção de um complexo bem estruturado e integrado ao meio ambiente que será modelo para todo o país.
Outro projeto é o plano para frear a degradação ambiental em curso no loteamento Moema Meire, na zona norte da capital. “A Prefeitura está saindo na frente com esta preocupação com o Meio Ambiente. Temos tido importantes avanços graças ao prefeito Edvaldo Nogueira, que é muito exigente e preocupado com estas questões”, afirma Suane Coutinho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]