Prefeitura prestigia seminário sobre mídia e criança
Na abertura, a Prefeitura de Aracaju foi representada na mesa pelos secretários Conceição Vasconcelos (Assistência Social) e Cristian Góes (Comunicação). A Dra.Vilma Amorim, coordenadora do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, o radialista Fernando Cabral, a secretária de Saúde da Barra dos Coqueiros, Rita de Cássia, e a oficial de comunicação do Unicef, Patrícia Portela, também compuseram a mesa.
A programação da oficina seguiu com a palestra “A Imprensa e a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente em Sergipe”, ministrada por Geraldinho Vieira, diretor executivo da Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância. Ainda pela manhã, a equipe da Cipó – Comunicação Interativa fez uma exposição sobre a cobertura jornalística da infância e adolescência em Sergipe.
“Esta oficina é um encontro de profissionais de comunicação que se propõem a contribuir com a função social dos direitos da criança”, explica Patrícia Portela, do Unicef. A oficina está sendo realizada pelo Unicef em parceria com os sindicatos de jornalistas e radialistas, Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e ASI – Associação Sergipana de Imprensa.
Representantes das ONGs baianas Projeto Axé/BA e Cipó – Comunicação Interativa, além do Missão Criança também se fazem presentes. A Prefeitura de Aracaju está sendo representada na oficina pelas coordenadoras do Cidade Criança, Ana Côrtes e Guadalupe Oliva, por Eloísa Galdino, diretora de Marketing da Secom, e Kadydja Borba, coordenadora do site do Cidade Criança.
A seguir, confira a programação das atividades para esta sexta-feira, dia 09, à tarde, e para o sábado, dia 10:
14 horas
Debate – O sistema de garantia de direitos de Sergipe: onde estão nossas fontes?
– Vera Leonelli (Projeto Axé); Moritos da Silva (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente); Euza Missano (Ministério Público); Vanessa Coutinho (Cenam); Georlize Oliveira (Delegacia de Infância e Adolescência).
16 horas – Intervalo
16h15 – Entrevista coletiva com os palestrantes
DIA 10, SÁBADO
09 horas – Experiência exitosas em Sergipe – Fórum Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil
– Vilma Amorim e Iara Farias – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância “Família Feliz”; Alzira Guimarães – Criança no lixo, nunca mais; Cristina Mendonça – Serviço Jurídico da Universidade Federal de Sergipe; José Humberto Góes Júnior – Undime; Prof. Lourival Júnior – Associação Sergipana de Adolescência / Centro de Convivência de Adolescentes; Prof. José Gomes Júnior e Bayron Ramos.
11 horas – Coffe-break
11h15 – Discussão sobre os projetos
12h15 – Almoço
14 horas – Trabalho em grupo:
– Como eu posso contribuir para garantir os direitos da criança e do adolescente?
– Como esses projetos podem se tornar uma boa pauta?
– Do ponto de vista técnico, qual é a melhor cobertura jornalística na área da infância e adolescência?
– Quais são as dificuldades que a mídia tem em relação às fontes?
– Quais são as fontes mais confiáveis e acessíveis na área de infância e adolescência?
– Como dar voz às crianças e adolescentes?
15 horas – Apresentação e debate
16 horas – Coffe-break
16h15 – Avaliação
18 horas – Encerramento[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]