[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Preocupada com o trabalhador da área têxtil, diante da necessidade de acompanhar a tecnologia que o mercado de trabalho exige, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal do Trabalho – Fundat – firmou parceria com o sindicato da categoria. Cerca de 50 operários e seus dependentes iniciaram esta semana um curso de informática básica, dando continuidade ao programa De Olho na Vida que faz parte do projeto Potencial Jovem.
De acordo com a presidente da Fundat, Conceição Vieira, o curso corresponde a uma carga horária de 80 horas, com término previsto para o dia 11 de novembro. O programa também inclui a participação de técnicos da fundação, que repassarão seus conhecimentos sobre relações interpessoais. “A idéia é proporcionar uma maior integração entre as turmas e a aplicabilidade dessas novas técnicas no dia-a-dia de cada um”, explica Conceição.
A presidente da Fundat afirmou que a proposta é sempre desenvolver ações integradas que ofereçam melhorias ao trabalhador, que gerem emprego e renda e, ainda, que mudem o nível de vida de cada um. “Essas ações levam ao desenvolvimento socioeconômico da cidade de Aracaju”, avalia.
Inicialmente, o projeto beneficia 48 trabalhadores que desenvolvem atividades na área têxtil. Estima-se que ainda este ano, a oferta de vagas seja ampliada, diante da aquisição de novos computadores por parte do Sinditêxtil – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Tecelagem, Confecções e Calçados de Sergipe. A fundação está dando a sua parcela de contribuição na cessão de instrutores, material didático e acompanhamento técnico.
Segundo o secretário-geral do Sinditêxtil, Gizeldo Santos, a parceria foi firmada num momento propício. “Os trabalhadores absorverão novos conhecimentos. Estaremos acompanhando as novas tecnologias”, ressalta.
Santos citou que a informática para a categoria é importante, diante do elevado índice de desemprego. “O mercado de trabalho exige formação. Até mesmo para a função de balconista, pede-se o segundo grau e informática. É preciso modernizar-se”, prega.
As aulas estão sendo ministradas na sede do sindicato, nos turnos da manhã e tarde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.