[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju vai mais uma vez democratizar o acesso da população às obras de artistas plásticos sergipanos. Isto é o que pretende o projeto Visitando Acervos, lançado na noite de ontem pelo prefeito Marcelo Déda e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Hildegards Azevedo, para comemorar os 150 anos da capital.

A exposição aberta na Galeria de Artes Álvaro Santos com pinturas e esculturas do acervo do TCE é fruto de uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Pintores como Leonardo Alencar, Melcíades, Adauto Machado, Joubert Moraes e escultores como Zeus terão seus trabalhos expostos até o dia 31 de maio, das 8h às 18h de segunda a sexta, e das 9h ao meio-dia aos sábados.

“Este projeto cria uma ponte entre as instituições que dele participam e os cidadãos, entre os artistas e o povo, para que as pessoas conheçam o valor e a grandeza da arte produzida pelos sergipanos”, disse o prefeito Marcelo Déda. Segundo ele, instituições como o TCE serão mais compreendidas e queridas pelo povo à medida que se aproximarem dele.

O presidente do TCE, Hildegards Azevedo, classificou o projeto Visitando Acervos como uma iniciativa “louvável” da Prefeitura de Aracaju. “Admiro e aplaudo a idéia da prefeitura que realiza com sucesso um evento que estimula a cultura e a memória da capital. O TCE sente-se engrandecido por ocupar o espaço desta galeria”, afirmou, reafirmando seu desejo de que novas parcerias sejam realizadas.

O projeto e a parceria com o TCE

Durante todo o ano a Fundação vai organizar exposições de acervos de órgãos públicos, empresas privadas e até de colecionadores particulares para democratizar o acesso do povo ao talento dos artistas sergipanos.

O prefeito fez questão de cumprimentar todos os artistas na figura de Leonardo Alencar e afirmou que, para a prefeitura, é um enorme prazer emprestar as paredes de sua principal galeria para a formação de mais público para as artes.

“Queremos que este seja o primeiro passo na consolidação de uma criativa relação do TCE com a prefeitura e a sociedade”, enfatizou Marcelo Déda, pedindo que o exemplo do Tribunal seja seguido para que novas exposições possam ser realizadas.

O prefeito aproveitou a ocasião para salientar o trabalho educativo de prevenção de erros que o Tribunal tem realizado com os órgãos públicos e elogiou a receptividade do TCE ao projeto da prefeitura. “Como prefeito vou ao tribunal com alguma freqüência e me surpreendi porque há aqui obras que ainda não conhecia”, frisou.

O coral Contas em Cantos, do TCE, abriu a solenidade de abertura da exposição, que contou com a presença de diversos artistas. Também prestigiaram o evento Arlete Ramos, esposa do presidente do TCE; a deputada estadual Ana Lúcia; o secretário de estado da Cultura, José Carlos Teixeira; a presidente da Funcaju, Karlene Sampaio; o secretário chefe de gabinete do prefeito, Oliveira Júnior; o diretor da Galeria Álvaro Santos, Fernando Cajueiro; o pró-reitor de extensão cultural da UFS, Ruy Belém; além de servidores do TCE e da Prefeitura de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.