[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O que já era considerado ótimo vai ficar ainda melhor. A Prefeitura de Aracaju lançou hoje o edital de licitação para limpeza pública e conservação urbana da capital que, dentre outras inovações, especifica a aquisição de equipamentos especiais para a limpeza das praias e desobstrução de bueiros e galerias de canais. Os envelopes com as propostas das empresas concorrentes deverão ser apresentados e abertos no dia 27 de dezembro.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Andrade, a licitação está acontecendo em três lotes diferenciados. O primeiro engloba a coleta e transporte de resíduos sólidos; o segundo trata da limpeza propriamente dita e inclui serviços de varrição, limpeza de praias e manguezais etc.; e o terceiro da conservação urbana de áreas verdes como parques, praças e jardins.

“Fizemos assim para tornar o processo mais democrático e dar chance a mais empresas de vencerem a licitação”, explicou João Andrade. A limpeza da praia vai contar com um recurso inédito: um maquinário capaz de peneirar a areia de modo a retirar detritos menores como pontas de cigarro e tampinhas de refrigerante, além de fazer a chamada areação, ou seja, eliminar da areia microorganismos prejudiciais aos banhistas.

Outra inovação será o caminhão de hidro-jato-vácuo, capaz de limpar bocas-de-lobo e galerias de esgoto com um sistema de jateamento de água que dilui a sujeira incrustada nas estruturas de concreto e sugá-la.

A licitação também prevê a ampliação da coleta seletiva de lixo para 100% dos logradouros municipais. Atualmente duas equipes fazem este tipo de coleta em 30% da cidade, recolhendo cerca de 50 toneladas de lixo não biodegradável por mês. Com o aumento para cinco equipes após a licitação, a expectativa é de que esse número cresça para 500 toneladas.

“Será uma ação de educação ambiental e preservação da natureza, mas também de geração de emprego e renda para mais catadores da Cooperativa de Agentes Autônomos de Aracaju (Care), que oferece oportunidades aos ex-catadores de lixo do aterro controlado do bairro Santa Maria”, acrescentou o presidente da Emsurb. “Vamos impedir que o aterro receba materiais que levam centenas de anos para se decompor e aproveitar ainda mais o valor monetário do lixo reciclável”.

O edital de licitação de limpeza pública e conservação urbana de Aracaju vem sendo trabalhado pela prefeitura municipal desde o início deste ano. O contrato ainda em vigor foi firmado em 2000 e tinha validade de cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais um. Para preparar o edital que foi lançado hoje, o prefeito Marcelo Déda decidiu prorrogar o contrato antigo por mais seis meses a partir de setembro deste ano.

Para conhecer o novo edital, basta acessar a página da Prefeitura de Aracaju na internet no endereço www.aracaju.se.gov.br . Cópias do documento estão disponíveis na sede da Emsurb, no Parque da sementeira.

Trabalho elogiado e reconhecido

A limpeza de Aracaju é sempre um dos pontos mais elogiados pela população e turistas que visitam a cidade. Cantoras como Rita Lee e Elba Ramalho, que participa do ForróCaju todos os anos, sempre que vêm à capital sergipana se dizem impressionadas com este aspecto da administração do prefeito Marcelo Déda.

Fundamental para o bom andamento do município, a limpeza foi um dos grandes responsáveis pela colocação de Aracaju na recente pesquisa sobre qualidade de vida da população de capitais brasileiras realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que apontou a cidade com a primeira colocada no Norte e Nordeste e a 12ª em todo o país.

Um dos destaques deste trabalho é a implantação do aterro controlado, realizada em 2003. Neste edital os serviços pertinentes ao aterro não estão sendo licitados porque a Prefeitura de Aracaju está desenvolvendo estudos técnicos, inclusive junto a instituições internacionais de países visitados pelo prefeito Marcelo Déda como a Holanda, para definir novas estratégias de ação na área.

Aracaju é hoje uma das poucas cidades brasileiras com 100% de seu lixo coletado. Mesmo em locais de difícil acesso onde os caminhões de coleta não conseguem entrar, profissioais em caminhonetes e até mesmo carroças fazem o recolhimento dos resíduos. Aproximadamente 40 toneladas de lixo são retiradas a cada dois meses dos manguezais para preservar o ecossistema. Também fazem parte da rotina de trabalho da Emsurb a administração dos mercados e cemitérios municipais, dentre outros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.