Prefeitura investe na melhoria da educação municipal
Todos os pontos reivindicados pela categoria no Plano de Carreira foram atendidos, inclusive a realização de concurso público para preenchimento de quadro, solicitação que foi atendida em 2002, quando houve, depois de 16 anos, concurso para o ingresso de 350 novos docentes na rede de ensino. Todos os aprovados foram convocados e já estão em sala de aula desenvolvendo as respectivas funções. A dívida salarial que foi herdada de outros administradores foi paga pela atual administração, que também promoveu em 2003, reajuste salarial de 10% para os professores.
A política de valorização do profissional da educação da rede municipal não acontece somente na questão financeira, mas também na democratização do conhecimento. Por isso, os 2.152 professores da Semed são freqüentemente capacitados por meio de cursos, palestras, seminários e oficinas, além de serem estimulados a produzir e realizar projetos educacionais junto com os alunos. Ainda como parte dessa democratização, os docentes possuem o direito de realizar jornadas de estudos dentro da carga horário de trabalho.
Nestes três últimos anos os professores encontraram a Semed mais aberta à discussão, ouvindo e analisando melhor as reivindicações que a classe realizava e realiza, além de atender aos pleitos. A maior de todas essas realizações foi a implantação da Gestão Democrática da Educação, possibilitando que pais, alunos, professores e demais integrantes da escola decidam o futuro da unidade e as metas que cada uma deverão seguir.
Esse processo foi consolidado no ano passado, quando foram eleitos de forma democrática pela comunidade escolar os 1.020 conselheiros escolares, distribuídos em 57 escolas. Foi ainda em 2003 que houve a eleição dos 143 coordenadores gerais, pedagógicos e administrativos, escolha que foi realizada por cerca de 30 mil pessoas, também integrantes da comunidade escolar.
Essa mesma comunidade, no ano passado, apontou para a secretária municipal de Educação, por meio das plenárias do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (PEPE) as cinco prioridades de cada escola. Os resultados dessas prioridades foram as reformas e ampliações de várias escolas no ano passado, a exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Bonfim, localizada no conjunto Bugio e que será entregue à população no mês de maio totalmente reconstruída.
A Manoel Bonfim agora conta com 11 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, sala de TV e vídeo, biblioteca e almoxarifados, além de outros espaços. Ao longo dos três anos dessa administração foram recuperadas e ampliadas 55 escolas, foram criadas quatro de ensino infantil e recebidas duas do governo do Estado em regime de comodato. Foi criada também uma de ensino fundamental e recebida outra do governo estadual em igual regime.
Foram criadas ainda 14 salas de aula, que estão distribuídas em oito escolas da rede. O Centro de Apoio Pedagógico aos Portadores de Necessidades Educativas Especiais (CAP), que atende de forma direta a 126 portadores de deficiência visual, foi definitivamente incorporado ao sistema municipal em 2003, ano em que a Semed recebeu como atribuição, a administração das creches municipais.
Esta responsabilidade fez com que mais 12 unidades de educação infantil fossem criadas, ampliação que possibilitou um aumento significativo na quantidade de crianças com idade entre zero e seis anos matriculadas no ensino municipal. De 2001 a 2003 houve um crescimento de 15% no número de crianças matriculadas nas escolas de ensino infantil da rede.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura investe na melhoria da educação municipal – Fotos: Márcio Garcez