[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Fiel à preocupação de divulgar a arte e a cultura sergipana, contribuindo para o desenvolvimento social dos sergipanos e turistas, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), disponibiliza um acervo de produções artísticas e culturais na Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), localizada na praça Olímpio Campos.

O serviço é aberto ao público para fins de promoção, educação e lazer, despertando a curiosidade, desenvolvendo sua sensibilidade e o seu senso estético. A idéia é contribuir para o fortalecimento da arte sergipana. Assim, a Galeria acredita estar também contribuindo para o fortalecimento da cidadania dos sergipanos.

Todos os trabalhos são levados à comissão de curadoria, através do sistema de pautas, composta pelo diretor da Academia Sergipana de Letras (ASL) e duas pessoas que sejam do meio artístico em Sergipe. Essa comissão avalia o projeto e o objetivo do trabalho; em seguida, é feita a distribuição das pautas. A reunião acontece anualmente na segunda quinzena de janeiro, definindo as pautas do ano.

Para que esse trabalho de artistas sergipanos seja amplamente divulgado, a GAAS passará a manter também uma galeria virtual de arte, oferecendo aos internautas a possibilidade de ´visitar´ as exposições on-line e ainda conhecer todo o acervo artístico do município, que conta hoje com cerca de 310 obras, sob a organização da Galeria.

De acordo com o diretor da galeria, Fernando Cajueiro, a função principal deste trabalho é democratizar a arte. Para isso, o local disponibiliza aos iniciantes na arte o Salão dos Novos, que está em sua 16° edição. “Esse trabalho proporciona ao artista que está começando a ter interesse pela arte, um espaço de divulgação, proporcionando ainda a sua inserção no mercado de trabalho”, explica.

“O que podemos observar é que grandes nomes dos artistas sergipanos são egressos desse salão, o que nos dá uma satisfação enorme, “abrir portas” para estes novos talentos”, comenta Cajueiro. Ele alerta ainda que os requisitos básicos para realizar exposição na GAAS são: apresentação do portifólio do expositor, foto de três trabalhos que façam parte do que será exposto e currículo do artista com foto.

No ano passado foram cerca de 150 artistas divulgando seus trabalhos em nove exposições coletivas e individuais, atraindo um público de aproximadamente 500 pessoas por mês. Para realçar sua aparência, a galeria passou por algumas intervenções, modificando as cores externas, além da implantação de sinalização visual com banners e iluminação específica para chamar ainda mais a atenção do público.

Programação 2007

Janeiro (até 27/01): IV Visitando Acervos;

Fevereiro (30/01 a 27/02): Individual Fotografia, com José Aquino;

Março (01/03 a 31/03): Exposição do Aniversário da Cidade;

Abril (03/04 a 31/04): Individual instalações e modelagens, com Andréa May;

Maio (03/05 a 30/05): Coletiva em homenagem ao dia do artista plástico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.