Prefeitura homenageia humanista Pierre Weil com Comenda da Ordem do Mérito Serigy
“O gesto de hoje é uma forma que a cidade encontrou para reafirmar seus valores de paz e solidariedade ao trabalho deste grande humanista, que mostra que o homem é uma unidade e não pode separar do seu cotidiano os momentos de reconstrução das suas pontes com a vida”, afirmou o prefeito, durante a solenidade realizada na Galeria de Artes Álvaro Santos.
Para Marcelo Déda, as agressões à natureza que ameaçam a própria sobrevivência humana na Terra, as disputas bélicas que tentam ameaçar o papel da ONU e as condições sociais de países do hemisfério Sul que favorecem o aumento da violência ajudam a compreender a importância da Unipaz e dos valores que ele defende, reconhecidos inclusive pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
“É uma honra para o município sediar um núcleo da Unipaz e Aracaju sente-se homenageada por ter o professor Pierre Weil hoje aqui entre nós. O senhor sairá daqui com a certeza de que a semente de seu pensamento continuará sempre prosperando e ajudando a cidade a seguir o caminho que vossa senhoria e seus seguidores tão bem têm trilhado”, falou Marcelo Déda.
Aracaju tem compartilhado as comemorações de seu sesquicentenário com personalidades cujo trabalho dialoga com os ideais que fundamentam a consciência de seu povo. Pierre Weil é doutor em psicologia pela Universidade de Strasbourg. Autor de mais de 30 obras e uma centena de artigos em várias línguas, ele já foi apresentando ao prêmio Nobel da Paz em 2003.
“Eu considero que a homenagem está sendo prestada à Unipaz. Estamos numa época de mudanças em que é preciso preparar o terreno para diminuir a violência e formar agentes da paz em todo o mundo”, afirmou o francês Pierre Weil, que está em Aracaju para participar até o dia 8 do Ciclo de Palestras da Reunião da Paz. A indicação para o recebimento da comenda foi feita pela vereadora Conceição Vieira.
Paz com qualidade de vida
Conhecida por ser uma cidade onde predomina a tranqüilidade, Aracaju foi recentemente apontada por uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) como a primeira capital do Norte e Nordeste em qualidade de vida. Para o prefeito Marcelo Déda, não apenas o trabalho fundamental da administração tem contribuído com este resultado, mas também a cultura pacífica e conciliadora do povo aracajuano.
“Aracaju não abre mão dos valores que construiu para si. Os índices da pesquisa são a soma de nossas realizações com o talento, decisão, capacidade de trabalho e espírito hospitaleiro, solidário e fraterno do nosso povo”, ponderou ele. Ao final da solenidade o prefeito presenteou Pierre Weil e o vice-reitor da Unipaz, Roberto Crema, com o livro da Ordem do Mérito Serigy e outras publicações da Prefeitura de Aracaju.
Participaram da outorga da comenda o vice-prefeito Edvaldo Nogueira; a vereadora Conceição Vieira; os superintendentes da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, e do Banco do Nordeste, Saumíneo Nascimento; o presidente da Unipaz-SE, Beneti Nascimento; além de diversos secretários municipais e autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura homenageia humanista Pierre Weil com Comenda da Ordem do Mérito Serigy – Fotos: Márcio Dantas