Prefeitura fiscaliza colocação de faixas para evitar a poluição visual
A equipe composta por nove fiscais age com o auxílio de um caminhão que percorre os bairros retirando e recolhendo as faixas em situação irregular. Segundo o coordenador de Comércio e Eventos da Diretoria de Espaços Públicos, Daniel Lessa, a equipe trabalha diariamente. “Temos que fazer uma fiscalização diária para que a cidade não seja coberta de propagandas. Por mês retiramos em média 500 faixas, todas elas irregulares”, conta.
O trabalho da Emsurb de fiscalizar está previsto na Lei Municipal 1.721/89, que além de proibir a colocação de faixas em locais públicos, permite apenas a instalação de faixas de cunho religioso, cultural ou de interesse coletivo. O cidadão que quiser colocar faixa na cidade pode ir à Emsurb (localizada no Parque da Sementeira) ou ligar para (79) 3179 7012.
Além das faixas, a Emsurb também vem fiscalizando os comerciantes que utilizam o espaço público para fazer propaganda. “Hoje apreendemos um caminhão cheio de placas que estavam afixadas nas calçadas atrapalhando o fluxo dos pedestres. Combatemos tanto a poluição visual como a obstrução das calçadas”, diz o gerente de Espaços Públicos, Antônio Pereira.
De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento uma ação de limpeza nos postes e semáforos na cidade será feita na próxima semana. “Quando recolhemos as faixas, os cordões, na maioria das vezes, ficam presos. Por isso a realização desta operação de limpeza”, esclarece Pereira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]