[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Machado, localizada no Bairro Santos Dumont, promove até o dia 11 deste mês os cursos ´Aprender a empreender´ e ´Juntos somos fortes´. A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Sergipe (Sebrae/SE), e faz parte da proposta pedagógica das escolas da rede municipal de ensino.

Durante uma semana, as 40 mães de alunos da Emei e integrantes do clube destinado a elas montado pela unidade de ensino, serão capacitadas para montar e gerir seu próprio negócio, contribuir com o seu trabalho junto a uma cooperativa e organizar os gastos pessoais.

´Aprender a empreender´ ensina as melhores formas de planejamento, busca de oportunidades, elaboração do plano de negócios, comprometimento e persistência, além dos riscos calculados. O ´Juntos somos fortes´ busca as melhores formas de montar uma cooperativa, gestão educacional e redes de contato.

Além desses aspectos, como afirmou a coordenadora pedagógica da Emei Maria Clara Machado, a professora Leila Argollo Sousa, acontece um resgate da auto-estima das participantes, que muitas vezes estão desempregadas e o curso é uma possibilidade de promover a socialização da família.

Os conhecimentos são passados através da metodologia participativa, na qual o facilitador ministra as aulas com o auxílio de vídeos, dinâmicas e discussões, além de uma série de trabalhos em grupo. “O objetivo é ensinar às mães um caminho para que busquem uma fonte de renda, por isto os cursos têm o foco de serem para qualificação”, disse a facilitadora do Sebrae, Rosália Cruz do Amaral.

Segundo a coordenadora geral da Emei, a professora Dejanira Neves Matos, o curso surgiu quando foi percebido que as mães da comunidade onde a escola está inserida tinham vários talentos, mas não sabiam como proceder para vender ou quando comercializavam seus produtos. “Assim, buscamos uma profissionalização e com isso, uma melhora das finanças”, opinou a coordenadora, enfatizando que todas as participantes receberão certificado ao final dos cursos e que outros já estão planejados, a exemplo de manicure, pedicure, confecção de biscuit e cabeleireiro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.