[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Foi aberto ontem, dia 14, no mirante da Praia 13 de Julho, a exposição “Comemorações Juninas: Tradição Secular em Aracaju”. A amostra é produzida pela prefeitura através da Funcaju – Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes -, e ficará à disposição do público até o dia 30 de junho.
O foco da exposição, conforme a vice-presidente da Funcaju, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, são as tradições juninas em Aracaju. “Ela vai conter mostras de reportagens e de assuntos ligados ao São João na capital desde o começo do século 20 até os dias atuais”, explica.
O trabalho de pesquisa junto aos jornais ficou sob a responsabilidade do Arquivo Público Municipal. Todas as matérias escolhidas receberam ilustrações segundo o tema, fazendo com que o público conheça a forma como os festejos juninos eram vistos em Aracaju ao longo do século.
Entre as novidades está um altar que tomará toda a parede do mirante com os três santos comemorados durante os festejos juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Além disso, a mesa de simpatia junina, considerada um sucesso no ano passado, será repetida durante a exposição. “Ela consiste na retirada de um bilhete contendo uma simpatia pelo visitante. Quando ele tira o bilhete, dois monitores trajados tipicamente vão executar a simpatia para o visitante”, conta.
Outra novidade será uma maquete feita de bonecos de barro ilustrando um casamento caipira, uma quadrilha e um trio pé-de-serra. “Teremos ainda a exposição de indumentárias juninas, dando um colorido especial à exposição”, adianta Cristina.
A abertura aconteceu, às 19h, e contou com a encenação da peça “Antônio, meu santo” do grupo Imbuaça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.