[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Por intermédio da SMS – Secretaria Municipal de Saúde -, a Prefeitura de Aracaju está responsável desde o dia 1° de dezembro pelo Serviço de Emergência Psiquiátrica Adauto Botelho.
De acordo com o membro do colegiado gestor de saúde mental da SMS, Ana Raquel Santiago, a parte técnica do Adauto Botelho não foi modificada. A emergência psiquiátrica é composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e assistentes sociais.
A mudança fica por conta das novas diretrizes implantadas a partir de agora. A SMS está inserindo o Adauto Botelho na rede psicossocial do município. De forma prática, a Secretaria está proporcionando aos portadores de sofrimentos psíquicos serviços que substituam a internação como reabilitação, oficinas terapêuticas, auxílio das famílias de doentes através do CAPS – Centro de Apoio Psicossocial – do município.
A meta para 2003 é sedimentar os serviços já implantados em 2002, a exemplo dos CAPS e melhorar a oferta de atendimento com a criação de um centro exclusivo para crianças portadoras de transtornos mentais, investir na capacitação das equipes de PSF e trabalhar com os projetos das outras secretarias do município.
“ O objetivo da SMS é a inclusão social dos portadores de sofrimentos psiquícos proporcionado a cidadania”, disse Ana Raquel.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.