[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje, 15 de outubro, comemora-se o Dia do Professor, representante máximo na construção da cidadania e exemplo de profissionalismo e dedicação à serviço da educação municipal. E, em um ano e sete meses à frente da administração municipal, o prefeito Edvaldo Nogueira tem priorizado a gestão participativa, o que vem possibilitando a construção de um sistema educacional estruturado para a capital sergipana, baseado inclusive nas sugestões dos próprios professores.

Por meio da Secretaria Municipal de Aracaju (Semed), a Prefeitura tem realizado investimentos na qualificação dos profissionais da rede de educação, com oferta de cursos de capacitação nas mais diversas áreas; implementação de diversos programas; reformas de escolas visando oferecer uma melhor infra-estrutura; construções de instituições; merenda com um cardápio balanceado e nutricionalmente rico; aumento do número de matrículas, além de aumento progressivo da remuneração dos professores e gestão democrática das escolas, com a instituição dos conselhos escolares e da eleição dos coordenadores.

Uma importante ação foi realizada recentemente, no último mês de agosto, e já tem gerado bons resultados. A campanha ´Pelo Direito de Aprender´ tem como objetivo primordial melhorar a qualidade de ensino municipal, através de uma grande mobilização da comunidade escolar – coordenadores, professores, estudantes e pais – do poder público, da iniciativa privada das entidades não governamentais e de toda a população. Inicialmente a campanha engloba ações como a reforma de quadras esportivas e a entrega de óculos para alunos com problema de visão.

Entre as ações previstas na campanha estão a elaboração de uma proposta pedagógica para a educação infantil e classes de seis anos; a melhoria da produtividade do ensino noturno; o estabelecimento de uma grade curricular unificada para a rede municipal; o fortalecimento dos conselhos escolares; a ampliação dos programas voltados à redução da distorção idade-série; a instituição do prêmio Professor Alfabetizador; e a criação da rede de apoio psicossocial para atendimento de alunos com distúrbios de comportamento e aprendizagem.

Construções

A Escola Municipal de Educação Infantil Monsenhor João Moreira Lima, localizada no bairro Lamarão, Zona Norte da capital sergipana, ganhou uma anexo que fica em frente ao prédio original. A comunidade recebeu mais sete salas de aulas destinadas à educação infantil – crianças entre quatro e seis anos de idade. O investimento resultou em mais 160 novas vagas.

No bairro Santa Maria, a população local tem agora a oportunidade de usufruir de uma construção de mais uma unidade educacional, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, que ocupa uma área de quase 3 mil metros quadrados e conta com quatro berçários, banheiros, refeitório, brinquedoteca, área de lazer, entre outros.

Outro prédio educacional construído foi a Escola Municipal de Ensino Infantil Professor Nunes Mendonça, situada no bairro Coroa do Meio, que atende a cerca de 400 alunos. A escola tem um espaço de 5.600 m² e atende crianças com idade de zero a três anos e pré-escolar, de quatro a seis anos, no período da manhã e tarde. Para isto, conta com três berçários, uma brinquedoteca, cinco salas de atividades, uma sala de uso múltiplo, refeitórios, lavanderia, cozinha e um mini-teatro.

Programas

O Programa Escola Aberta, do Governo Federal, foi implantado pela Prefeitura Municipal de Aracaju com o objetivo de ampliar os serviços fornecidos pela escola à comunidade onde está inserida e, ao mesmo tempo, estreitar as relações entre estas partes através de oficinas e atividades sócio-pedagógicas. O programa beneficia escolas da rede pública municipal de ensino da capital de 5ª a 8ª séries, que recebem recursos para a realização das atividades durante os finais de semana, promovendo atividades culturais, artísticas, esportivas e recreativas.

Já o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), também do Governo Federal, funciona em Aracaju em parceria com a Prefeitura Municipal. Na última turma o ProJovem formou 514 estudantes, com idade entre 18 e 24 anos, oportunizando a elevação da escolaridade, qualificação profissional e planejamento e execução de ações comunitárias de interesse público. A carga horária total do curso é de 1.600 horas, distribuídas em 12 meses consecutivos. O curso inclui aulas de disciplinas do ensino fundamental, inglês, informática e ainda capacitação profissional. Cada aluno, como forma de incentivo, recebe uma bolsa auxílio de R$ 100 por mês, além de fardamento e material didático, desde que tenha 75% de freqüência nas aulas e participe das atividades programadas. Da última turma formada em março, 30 estudantes foram aprovados no Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet/SE).

Há ainda a implantação da campanha ´Todos pela Educação´, que é uma iniciativa que busca aliar os esforços de todos os setores da sociedade e tem o propósito de efetivar o direito de todos a uma educação pública de qualidade. A campanha tem cinco metas básicas. A primeira e principal delas é a luta para que até o ano de 2022 todas as crianças e jovens de quatro a 17 anos estejam na escola. Além dela, a campanha busca que todas as crianças de oito anos saibam ler e escrever; que todo aluno aprenda o que é apropriado para sua série; que todos os estudantes concluam o ensino fundamental e médio, e que o investimento na educação básica seja garantido e bem gerido até o ano de 2022, quando será comemorado o bicentenário da independência.

´Todos pela Educação´ surgiu em setembro de 2005 por meio da mobilização de diversos setores da sociedade que passaram a se reunir para discutir caminhos para a melhoria da educação no país. Sergipe foi o terceiro Estado brasileiro a aderir a campanha.

Além dessas ações, a Prefeitura de Aracaju tem enfrentado de forma sistêmica os problemas do município, a exemplo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), calculado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Assim que o Índice do município foi divulgado, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e com gestores da Educação para falar sobre a qualidade do ensino e o nível de aprendizagem dos alunos das escolas municipais. Durante o encontro, eles fizeram uma avaliação dos avanços obtidos e discutiram dificuldades que precisam ser resolvidos.

“Não vamos resolver todas as dificuldades a curto prazo, mas vamos enfrentá-los e dar passos adiante”, destacou o prefeito, ressaltando que todos os esforços estão sendo empreendidos para dar continuidade ao processo de melhoria do ensino público na capital. “Já melhoramos a estrutura física das escolas, construímos escolas em bairros menos favorecidos economicamente, democratizamos a gestão – criando os Conselhos Escolares e estabelecendo a eleição de diretores e coordenadores, garantimos merenda de qualidade e fortalecemos a política de qualificação de professores. Mas temos também que fazer com que o aluno aprenda e tenha um bom desempenho. É aí que entra a campanha ´Pelo Direito de Aprender´”, concluiu.

Veja mais…

Prefeito lança campanha ´Pelo Direito de Aprender´[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.