Prefeitura divulga informe técnico sobre toxinfecção alimentar
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
COORDENAÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
INFORME TÉCNICO:
Devido ao surto de toxinfecção alimentar iniciado dia 01/12/01, informamos:
· O Sistema de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, até o momento, investigou 63 casos, sem nenhum óbito registrado.
· Dos casos investigados, todos referiram ter ingerido alimentos no estabelecimento “Galeto Prensado” que foi interditado, cautelarmente, no dia 05/12/01.
· Foram realizadas coletas de material para análise laboratorial dos manipuladores de alimentos que trabalham no estabelecimento comercial, e das pessoas doentes investigadas, sendo enviados para o LACEN (Laboratório Central) – Instituto Parreiras Horta.
· Os dados clínico-epidemiológicos, juntamente com a análise laboratorial, possibilitarão a definição da causa do referido surto, permitindo adoção de medidas de prevenção e controle. O prazo estimado para a concluir a investigação é em torno de 10 dias.
· Os serviços de saúde públicos e privados devem notificar, com a maior urgência possível, todos os casos suspeitos de infecção alimentar. A equipe de investigação coloca-se à disposição para orientar a condução dos casos, através dos telefones: 259 – 1000 e 259- 1096.
· Em caso de persistência dos sintomas, como febre, vômitos, dor abdominal e diarréia, orientamos à população que procure imediatamente os serviços de saúde, tomem bastante líquido e evitem automedicação[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]