[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho – realizou na manhã de hoje, dia 05, no auditório do Banese, localizado na av. Augusto Maynard, o primeiro workshop para discutir a implantação do Banco de Crédito Popular de Aracaju. O objetivo do projeto, que será levado à Câmara de Vereadores ainda no mês de abril, é a geração de emprego e renda para o pequeno empreendedor de Aracaju, com ênfase naqueles treinados pela própria Fundat, financiando o desenvolvimento de suas atividades profissionais.
O evento foi coordenado pela presidenta da Fundat, professora Conceição Vieira. Conceição destacou a importância da iniciativa e aproveitou a oportunidade para convidar outras empresas interessadas em participar da ação. De acordo com ela, a previsão para o início dos empréstimos é o mês de junho. No total, o fundo municipal disponibilizará inicialmente de R$ 800 mil. Deste valor, 50% são recursos da própria prefeitura e a outra metade dos parceiros nesta ação, dentre eles o Banco do Nordeste e a Caixa Econômica Federal.
A presidenta da Fundat também falou sobre o projeto do banco de crédito, que vem sendo estudado há cerca de um ano, e apresentou o palestrante vindo de São Paulo, Luiz Breno de Aguiar, advogado e consultor de crédito popular em diversas administrações do PT em todo o Brasil.
Em sua explanação, Aguiar falou sobre o micro-crédito que será dado aos trabalhadores e traçou um breve histórico financeiro do país e das linhas de crédito já existentes. Ele lembrou ainda que todos merecem chances de crescer no mercado de trabalho. “Todo ser humano tem o direito a evoluir, e o direito ao crédito é uma forma de provar o que a constituição nacional diz: todo cidadão é igual perante a lei e a justiça”, afirmou o consultor. “O crédito é uma ferramenta de combate à probreza e para promover a cidadania, inclusão social e o desenvolvimento do trabalhador”, completou.
No evento, o prefeito Marcelo Déda foi representado pelo secretário municipal de administração, Oliveira Júnior. Estiveram também presentes à cerimônia os vereadores Magal da Pastoral, líder do prefeito na Câmara, Antônio Góes e Antônio Samarone; o senador José Eduardo Dutra; a gerente do Banco do Nordeste, Carmelita Gomes; além de representantes da Caixa Econômica Federal, Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos-, Smasc – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, e líderes comunitários.

O funcionamento do micro-crédito

De acordo com o consultor Luís Bueno Aguiar, a grande mudança é que o cliente não vai precisar procurar o banco; a idéia é que o banco vá até o cliente. Agentes de crédito serão treinados para “encontrar” clientes potenciais. A divisão dos agentes deverá ser feita por regiões. O cliente é visitado em sua casa e um questionário com várias perguntas sobre a real condição de vida do trabalhador é preenchido pelo agente. Esse mapeamento do padrão de vida do cliente deve ser levado a uma comissão de crédito para avaliação.
No ano passado cerca de 7 mil pessoas foram capacitadas pelos cursos profissionalizantes oferecidos pela Fundat. Deste total 3 mil pessoas foram formadas com recursos da Prefeitura de Aracaju e 4 mil com recursos do governo federal. Este ano, cerca de mil profissionais já foram treinados pela Fundação Municipal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.