Prefeitura discute implantação do Projeto `Segundo Tempo´ em Aracaju
Durante uma reunião realizada na manhã de ontem, terça-feira, entre representantes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi discutida a viabilização da parceria entre as duas secretarias para iniciar a realização do projeto, que vai colaborar com a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e do desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes.
Durante o encontro, que aconteceu na sede da Semed, a presidente da Funcaju, Lucimara Passos, ressaltou a importância da renovação do convênio para a implantação do projeto. “O esporte e a escola estão juntos no mesmo time em prol de uma iniciativa que vai incentivar a inclusão social e melhorar a qualidade de vida dessas crianças”, comenta.
Lucimara explicou à secretária de educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, e aos diretores das escolas municipais presentes na reunião as mudanças nesta nova versão do projeto. “Em 2003, foram beneficiadas 3.600 crianças. Com a reformulação, ampliamos para 5.200 crianças. A meta é oferecer atividades esportivas, reforço alimentar, educadores contratados e estagiários”, conta.
Na versão anterior do `Segundo Tempo´, as atividades eram realizadas nas praças públicas. Com a reformulação, o projeto será desenvolvido nas quadras esportivas das escolas. Por isso, a presidente da Fundação também frisou que para o sucesso do projeto é necessário estabelecer o diálogo da Funcaju com as escolas. “Essa reunião é fundamental para conhecer a opinião e a realidade de cada instituição de ensino e pensar em estratégias de instalação do programa”, diz.
Sobre as expectativas para a implantação do projeto, Lucimara adiantou que a Prefeitura de Aracaju não medirá esforços para o sucesso da iniciativa. “Queremos ser a referência na execução do projeto. A PMA está disposta a oferecer condições para o pleno funcionamento das atividades, mas é necessário estreitar os laços e unir forças entre as secretarias envolvidas na execução”, frisa.
`Segundo Tempo´ em Aracaju
O diretor de esportes da Funcaju, Aquiles Silveira, apresentou aos participantes da reunião os objetivos, a potencialidade e a criatividade do projeto, além de exibir um vídeo que mostra a experiência em algumas cidades no período de 2003-2004. Ele também ressaltou que o `Segundo Tempo´ cumpre com as normas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases (9.394/96).
Em Aracaju, o projeto já está em fase de cadastramento das unidades de ensino que participarão da iniciativa. Segundo o diretor de esportes da Funcaju, o programa será implantado em 17 escolas da rede municipal de ensino da capital e Grande Aracaju, além do Centro de Referência da Criança e do Adolescente, do Instituto Lourival Fontes e do Externato São Francisco.
O programa, que deve começar a funcionar num prazo de 30 dias, está programado para acontecer três vezes por semana, com modalidades esportivas como basquete, futebol de campo, futsal, handebol, voleibol, atletismo, capoeira, xadrez, dança e ginástica. Entre as ações diretas, é possível citar a implantação de núcleos esportivos, formação de recursos humanos, distribuição de materiais esportivos, reforço alimentar e acompanhamento pedagógico.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]