[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dotar Aracaju de mais áreas verdes é a intenção da atual Administração Municipal. Para isso, a Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos – vem promovendo o plantio de várias mudas nos diversos logradouros públicos de Aracaju.
Nas praças e canteiros da cidade, é possível perceber que os serviços de jardinagem estão sendo desenvolvidos com o objetivo de tornar a cidade mais agradável sob o ponto de vista do Meio Ambiente.
A prefeitura tem projetos para que até o final de 2004 Aracaju tenha em suas praças e canteiros mais de 100 mil árvores plantadas. Desde março deste ano a Emsurb vem realizando o plantio de mais de 20 mil mudas. Segundo a direção da empresa, a prefeitura vai plantar diversos tipos de árvores, inclusive as espécies frutíferas, como os cajueiros, uma marca da cidade. “O cajueiro é um símbolo de Aracaju e a expectativa da Emsurb é fazer com que esse símbolo esteja mais presente nas ruas e avenidas na capital”, disse Osvaldo Nascimento, presidente da Emsurb.
Faz parte do projeto da Prefeitura Municipal promover a participação da comunidade no plantio das mudas, incentivando essa prática e desenvolvendo meios de a população também conservar as áreas verdes. E a pretensão da prefeitura é fazer com que a comunidade participe na arborização do seu bairro, tornando-se também responsável pela preservação do Meio Ambiente.

Conservação

Mas o plantio de mudas pela capital não significa que o trabalho esteja encerrado. A conservação desses canteiros é fundamental para que os logradouros sejam dotados de mais verde. Dessa forma, o Horto da Emsurb se preparou para a estação mais quente do ano e mais difícil sob o ponto de vista da sobrevivência das plantas: o verão.
Atualmente, o horto produz aproximadamente 60 mil mudas. Já foram colocadas na avenida Tancredo Neves cerca de 120.000 mudas de plantas ornamentais. Diversas praças e outros logradouros também já receberam uma parcela dessa produção.
Para os próximos meses, a Emsurb deve produzir milhares de mudas para suprir a demanda durante o verão. São cerca de 25 tipos diferentes, entre elas as espécies Zínia, a Pingo de Ouro, a Vinagreira e a Begônia – uma das mais utilizadas na urbanização da cidade. Algumas são cultivadas através da extração de brotos, outras com a aquisição das sementes até mesmo em outros Estados, como é o caso das sementes de caju.
Com a chegada da estação mais quente do ano, a arborização de Aracaju sofre com o calor e nem sempre resiste à ação do sol forte que predomina nesta época do ano. Embora a Prefeitura de Aracaju disponibilize caminhões-pipa para regar os canteiros e praças da cidade, a reposição de mudas nesta estação do ano é maior que nas demais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.