[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira, mais uma atividade promovida pela Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) em parceria com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A palestra, que aconteceu na sala de reuniões do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, envolveu as crianças que integram o Orçamento Participativo Mirim.

Com o intuito de desenvolver o senso de prudência e passar orientações quanto à educação para o trânsito, as representantes da SMTT Elaine Mesquita e Joseneide Nunes desenvolveram uma palestra animada e com linguagem apropriada para o melhor entendimento das crianças. As palestrantes deixaram claro, em suas explanações, que as crianças de hoje são os futuros condutores de veículos. “É importante que a criança forme uma concepção, pois toda criança tem uma participação social. A gente percebe que há um retorno nesse trabalho e é isso o que nos incentiva a continuar”, declara a palestrante Joseneide Nunes.

Com um clima de grande bate-papo, as crianças que fazem parte do OP Mirim aprenderam sobre as funções da SMTT e souberam quais benefícios a atual gestão já conseguiu implantar, como por exemplo a Bilhetagem Eletrônica, a Validação da Meia-Passagem para estudantes aos domingos e feriados e a entrega de 28 novos ônibus; benefícios estes que fazem parte diretamente do dia-a-dia dos estudantes.

A palestrante Elaine Mesquita explanou sobre as campanhas educativas que a SMTT realiza. Além disso, destacou o impacto que elas causam na redução nos acidentes de trânsito em Aracaju. Dentre as principais campanhas estão: `Calçada Livre`, que defende a livre circulação do pedestre pelas calçadas públicas; `Quem é vivo reduz`, relativa à instalação de sensores eletrônicos que controlam o limite de velocidade em 60 km; e `A faixa é do pedestre`, campanha educativa que ensina o pedestre a importância da faixa na travessia das vias em segurança.

Segundo dados do Setor de Estatística da SMTT, os sensores eletrônicos de velocidade já reduziram o índice de acidentes em 40% e as chamadas de emergência ao Samu – 192 Aracaju em 15%, em relação ao mesmo período do ano passado.

As crianças puderam trocar experiências e aprender: como funciona o trânsito de maneira técnica; como se deve proceder corretamente na convivência com os demais dentro dos transportes coletivos; sobre as placas e suas devidas funções; enfim, aprenderam como exercer seus direitos e cumprir seus deveres. “Gostei muito da aula de trânsito. Aqui estão os futuros motoristas de Aracaju. Além disso, eles passarão o aprendizado para os pais e outras pessoas da família”, conclui o prefeito Mirim de Aracaju, Daniel Silva, eleito no encontro realizado pelo OP Mirim.

Além de jogos e revistas em quadrinhos que levam a temática do trânsito, as crianças do OP Mirim encerraram a tarde de ontem com um animado lanche no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.