[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Muitos sorrisos, brincadeiras e leitura. Assim foi marcada a manhã das crianças e adolescentes do bairro Santa Maria, que participaram do Projeto de Trabalho Técnico Social promovido pela Prefeitura de Aracaju em parceria com a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Petrobras e Caixa Econômica Federal.

O projeto tem como objetivo a aplicabilidade de ações de capacitação profissional, contemplando a mobilização, organização comunitária, educação sanitária e ambiental junto às comunidades, no decorrer da execução de obras de infra-estrutura nos diversos bairros de Aracaju. Em todas as etapas, o projeto conta também com a colaboração das Secretarias Municipais de Educação e Saúde; Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Funcaju e Guarda Municipal.

As atividades são abertas a todos da comunidade e estão sendo realizadas na praça Padre Melo, no conjunto Padre Pedro, encerrando-se às 16 horas.

FUNCAJU

A Fundação Municipal de Cultura Turismo e Esporte (Funcaju) esteve presente desenvolvendo a Hora do Conto, projeto desenvolvido nas bibliotecas municipais Clodomir Silva e Ivone Menezes. Na ocasião as pedagogas Valmira Oliveira e Alane Gonçalves contaram diversas historinhas para as crianças e adolescentes, que ainda ganharam livros de contos e fábulas de presente.

A Funcaju ainda participou com as atividades recreativas e esportivas. De acordo com Karine Silva Araújo, funcionária da diretoria de esportes da secretaria municipal, todos estão gostando muito de participar das atividades. “As crianças aqui do Santa Maria são muito enérgicas e participam com muito entusiasmo de todas as atividades”, afirmou.

SEMED

Outra secretaria que está com atividades voltadas para as crianças e adolescentes é a de Educação (Semed), que trouxe a te o bairro a Marinete do Saber. Um ônibus recheado de livros e contos dos mais diferentes autores e assuntos. Para a pedagoga Telma Santos, esse é um momento muito importante. “A Marinete do Saber estimula a leitura da criançada e desperta também a importância de estar sempre lendo. Aqui temos aproximadamente 1000 títulos de livros infantil e infanto-juvenil”, revelou.

A primeira dama do município Eliane Aquino, fez questão de acompanhar de perto as atividades da mobilização social e ressaltou a importância da Marinete. “Essa sem dúvida é uma oportunidade muito importante para os moradores do bairro. A Marinete é um projeto super educativo e que precisa sem dúvida ser levada a todos os bairros de Aracaju, para que cada vez mais um número maior de crianças e adolescentes se interessem pela leitura”.

EMSURB

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos também participou do projeto com a Oficina do Papel, que ensinou a comunidade a fazer diversas peças, como vasos, porta-retratos, bolsas e cestas. Utilizando apenas jornal, revista e cola.

“Primeiramente ensinamos as pessoas a fazerem o canudo, o trançado e em seguida a confecção das peças. É um trabalho simples, fácil de fazer e que pelo visto chamou muito a atenção da turma jovem aqui do Santa Maria”, informou a artesã Nelma Maria.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.