[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju participou na manhã de hoje, 25, no auditório do Espaço Sebrae Multieventos, do resultado do Prêmio Prefeito Empreendedor 2003/Governador Mário Covas. A iniciativa tem o objetivo de prestigiar ações de desenvolvimento nos municípios, principalmente as que focam o apoio às micro e pequenas empresas ou a empreendedores informais.

Além da cidade de Aracaju, participaram da versão 2003 do Prêmio mais 13 municípios sergipanos. São eles: Brejo Grande, Cristinápolis, Cumbe, Gararu, Indiaroba, Itabaiana, Itabaianinha, Laranjeiras, Monte Alegre, Poço Redondo, Poço Verde, Rosário do Catete e Santana do São Francisco.

Todos os municípios participantes realizam atividades que estimulam a cultura empreendedora, como ações promovendo o desenvolvimento local sustentável, apoio ao artesanato, ostreicultura, apicultura, fábrica de gelo e banda filarmônica, geração de renda familiar, pólo de confecções, derivados de leite, tecelagem e programas de primeiro emprego.

A Prefeitura de Aracaju, que estava representada na solenidade pela secretária Municipal de Planejamento Lúcia Falcón e pelo presidente da Fundat Edson Caetano, participou com o Projeto de Desenvolvimento Local Sustentável. Esse projeto tem como propósito traçar políticas de apoio ao desenvolvimento local sustentável com competitividade e integração das cadeias produtivas e reestruturação/modernização de arranjos produtivos locais; Apoiar o acesso ao crédito, a capacitação de recursos humanos, ao empreendedorismo e; Desenvolver o capital social e inserir no projeto módulos de geração de ocupação e renda para a população envolvida.

Os quesitos que avaliaram os projetos foram abrangência sistemática, impacto relativo na economia local, relação custo/benefício, continuidade/extensão, qualidade técnica, criatividade e inovação. Para o diretor superintendente do Sebrae/SE, Zezinho Guimarães, esse prêmio é de suma importância para o auxílio no desenvolvimento local. “O Sebrae pretende com esse prêmio estimular os municípios a cada vez mais criar projetos empreendedores, que ajudam no seu desenvolvimento”.

Os quatorze municípios receberam da instituição o Diploma Prefeito Empreendedor Reconhecido pelo Sebrae, mas apenas três cidades receberam premiação especial. Em terceiro lugar com o projeto “Primeiro Emprego”, ficou a cidade de Rosário do Catete, em segundo lugar Aracaju com o projeto “Desenvolvimento Local Sustentável” e o primeiro lugar ficou com o município de Itabaianinha, com o projeto “Pólo de Confecções”.

Para a secretária de Planejamento, participar desse Prêmio é uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo prefeito Marcelo Déda. “É muito gratificante para nós que fazemos parte da prefeitura de Aracaju, participar e ter o reconhecimento de um órgão tão importante na área do empreendedorismo como é o Sebrae. Sem dúvidas nossa cidade está de parabéns por ter ficado em segundo lugar e por desenvolver um projeto tão importante para nossa comunidade”, ressaltou Lúcia Falcón.

Já para o presidente da Fundat, Edson Caetano, o Prêmio é fundamental não só para a prefeitura, mas para os prefeitos que tiveram a oportunidade de apresentar suas idéias inovadoras para o desenvolvimento do seu município. “Quero parabenizar em especial o prefeito Marcelo Déda, que com o projeto apresentado ao Prêmio mostrou seu compromisso com todos os seguimentos da economia, quando teve a iniciativa de criar o Credpovo, ajudando através do micro-crédito a indústria, comércio e serviços da nossa cidade”, disse Edson Caetano.

Ao final da cerimônia todos os presentes participaram de um coquetel e ouviram o som da banda do município de Rosário do Catete.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.