Prefeitura de Aracaju padroniza 80% das unidades de saúde da rede municipal
Todas as USF passaram por reformas, sendo que algumas delas ainda estão em fase final de acabamento. Só na 4ª Região, zona norte, área de grande demanda, cinco novas unidades foram construídas, uma ainda está em fase final de acabamento, outras cinco foram reformadas e ampliadas, firmando o compromisso da SMS com as áreas menos abastadas da capital.
O modelo de padronização adotado pela SMS contempla as unidades com uma bela infra-estrutura. Todos os consultórios estão equipados com ar condicionado, as unidades apresentam sala de acolhimento, consultórios odontológicos com no mínimo duas equipes, salas de vacinas padronizadas, amplas salas de espera, além das preocupações sanitárias como o azulejamento das paredes internas das unidades e a proibição da exposição de cartazes nas paredes.
Além das USF, a SMS também reformou as Urgências dos Hospitais São José e Santa Isabel, hospitais conveniados à prefeitura, que compõem a rede municipal de Urgência e Emergência. No Hospital Santa Isabel foi criada a Urgência Infantil, no Hospital São José, a Urgência Clínica e Mental.
Outra importante reforma e padronização realizada pela SMS foi a da sede do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação da SMS (Nucaar), órgão responsável, entre outras, pela regulação de exames de baixa, média e alta complexidades. A sede teve seu espaço físico reformado e padronizado segundo o modelo da SMS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju padroniza 80% das unidades de saúde da rede municipal – Fotos: Ascom/SMS