Prefeitura de Aracaju lança Cartilha do Idoso
Na abertura a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Marisa Ramos Marques, falou do prazer em estar consolidando ainda mais os projetos da vereadora Conceição Vieira, que até março esteve à frente da Semasc. “Essa Cartilha, além de fazer parte do kit de publicações, lançado na gestão de Conceição Vieira, também era muito desejada pelos grupos de convivência assistidos pela Semasc. Agradeço publicamente a todos os conselheiros que se envolveram para que esse documento fosse construído”, observa a secretária Marisa Ramos.
A vereadora Conceição Vieira, convidada para a solenidade de lançamento da Cartilha, falou da alegria de mais um encontro participativo. “É uma noite de muita alegria por ser mais um encontro de uma política participativa na qual técnicos da Semasc, secretaria de Assistência e Conselhos Municipais se reúnem para festivamente se concretizar, ainda mais, a busca de direitos para o segmento dos idosos”, diz a vereadora.
A cartilha, simbolicamente, foi entregue a sua comissão de elaboração pela secretária interina, Marisa Ramos, pela vereadora Conceição Vieira e pela presidente do CMTI, Noêmia Lima Silva, que também se pronunciou sobre a importância desse documento. “Essa cartilha é muito mais importante para os idosos do que para todos nós que fazemos parte dos conselhos municipais. É um trabalho de mais de dez anos com o idoso, que está retratado nesse documento. Por isso o CMTI agradece de coração a secretária anterior, vereadora Conceição Vieira, pelo empenho e compromisso em lançar nossa Cartilha”, diz a professora Noêmia Lima.
Entrega de certificados
A alegria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de entregar a Cartilha do Idoso foi compartilhada, na mesma solenidade, com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que fez o encerramento de cinco cursos de geração de renda e a entrega de certificados e Kits com materiais para que as alunas continuassem a produzir o que aprenderam.
Cabeleireiro, manicure e pedicure, bijuterias, reciclagem de papel e pintura em tela foram os cursos realizados pelo CMDM em parceria com a ong Companheiros das Américas e Semasc para 100 mulheres vítimas de violência e em busca de cidadania e oportunidade de trabalho. Segundo a conselheira do CMDM e coordenadora estadual da União Brasileira de Mulheres, Ivânia Pereira, os cursos tiveram carga horária que variaram de 20 a 40 horas e suas aulas aconteceram na Casa de Acolhimento da Mulher, localizada no Centro Social São João de Deus, bairro Santo Antônio.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vera Vilar, agradeceu o empenho da equipe de instrutores em nome do CMDM e da Semasc, parceira do projeto. “Ao final desse projeto os participantes estão recebendo os kits para que possam dar continuidade ao que aprenderam, como dar escovas e fazer peças decorativas com a reciclagem. Nós agradecemos de coração a toda a equipe que formou essas mulheres”, diz Vera Vilar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju lança Cartilha do Idoso – Solenidade de lançamento da cartilha