[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A implantação do Bosque do Sesquicentenário, localizado no Parque da Sementeira (Augusto Franco), pela Prefeitura da Cidade em comemoração ao aniversário da capital no ano de 2005, deu início a um processo de reflorestamento na maior área verde da região central de Aracaju. Hoje, o Parque já conta com 10 maciços, onde foram plantadas diversas espécies de árvores entre frutíferas, exóticas (de origem de outros países) e espécies da mata atlântica, totalizando 1.000 mudas até o início deste ano.

Segundo o gerente de Áreas Verdes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Ney Maia, as árvores estão se desenvolvendo regularmente e algumas já ultrapassam três metros de altura. “Das primeiras 150 mudas que foram plantadas no ano do sesquicentenário, perdemos apenas cinco árvores. E podemos avaliar que o índice de perda até agora tem sido o mínimo possível”, informa Maia, acrescentando que as mudas já modificaram o ambiente. “Com o reflorestamento, além do novo visual que a Sementeira proporciona aos freqüentadores, as árvores estão atraindo os pássaros, que sempre aparecem nas manhãs e nos finais de tarde, ao pôr do sol”, declara.

Equipes da Emsurb com o auxilio de dois tratores agrícolas, uma carreta com capacidade de 3.500 litros de água para regar as árvores e uma roçadeira executam um trabalho diário dentro do Bosque para garantir o desenvolvimento de cada muda e árvore. Crianças e adultos sempre visitam o Parque e têm a oportunidade de conhecer novas espécies. O pomar com 120 árvores frutíferas é um dos atrativos. A comunidade e também várias autoridades já participaram de vários plantios realizados nos maciços.

Ney Maia ressalta ainda que diversas escolas marcam visitas com freqüência ao Parque, onde os alunos, além do lazer, contam também com aulas práticas de Biologia. “Com a diversificação de árvores nativas plantadas, como Sucupira, Juazeiro, Arueira, Ipê, entre tantas outras espécies da Mata Atlântica, além das espécies frutíferas e exóticas, o Parque vai poder oferecer aos estudantes das próprias universidades uma oportunidade única de prática dentro de seus cursos e de fácil acesso”, comenta o gerente.

A Farmácia Viva e o Horto Florestal são outras opções para aqueles que querem conhecer mais um pouco sobre as plantas e os seus valores medicinais. O Parque está aberto diariamente, das 6 às 18 horas. Ainda neste mês, a Sementeira vai receber novas mudas, que dessa vez serão plantadas por um grupo de escoteiros.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.