[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Traçar ações que melhorem a educação fornecida na capital sergipana, durante os próximos dez anos, de forma qualitativa e quantitativa, em todos os níveis de ensino. Este é o objetivo do Plano Municipal da Educação, cujo processo de construção será iniciado nesta sexta-feira, às 8 horas, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, quando acontece o “Seminário de Preparação para Elaboração do PME/Aju”.

Estarão presentes no evento o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda e a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, além de representantes da sociedade civil organizada, conselhos escolares e tutelares, Ministério Público, Câmara de Vereadores e Assembléia Legislativa. O plano será construído coletivamente, visando, dentre outras coisas, uma ampliação no atendimento nos níveis de ensino, principalmente na educação infantil. As discussões sobre o plano ocorrerão até o mês de novembro, quando o PME deverá ser finalizado.

Mas antes da conclusão dos trabalhos, mais precisamente no dia 11 de novembro, será realizado o PME nas escolas da rede. Nesta data, todas as unidades da rede municipal da Educação estarão discutindo e propondo as ações referentes ao plano, conforme explicou Tereza Cristina. “Este é um momento onde todos devem estar unidos por um mesmo propósito, que é o de melhorar a qualidade da educação oferecida na nossa cidade. Portanto, o plano não vai nortear somente as escolas da rede municipal, mas de todas que fazem parte e estão instaladas em Aracaju”, comentou a secretária.

Determinação da LDB
Estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o plano municipal deverá, observando as diretrizes do Plano Nacional da Educação, traçar um panorama do ensino na cidade e estabelecer metas de ampliação e melhoria na qualidade do ensino nas esferas pública e privada. Dentro desta determinação, um dos pontos que mais deverá receber atenção é a Educação Infantil, já que os profissionais desta área devem cada vez mais trabalhar com as crianças da primeira fase, tarefas educativas cognitivas para desenvolvimento do aluno como um todo, incluindo sua percepção.

“Outro desafio que temos na educação de Aracaju na sua totalidade é com relação ao ensino fundamental, pois sabemos que a qualidade dele não está boa em nenhuma das esferas, nem mesmo na privada, onde notadamente existe um nível melhor de aproveitamento. Mas o que queremos verdadeiramente não é somente diminuir o índice de evasão e repetência, mas aumentar o nível de entendimento do aluno”, falou a secretária municipal da Educação.

Durante o seminário desta sexta-feira, que tem um cunho maior de sensibilização da sociedade, serão debatidos temas como “A importância do PME”, pelo ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e integrante do Conselho Nacional de Educação, professor Adeum Bauer; e os desafios e as perspectivas da educação brasileira e aracajuana. Também será apresentando pela professora da Universidade Federal de Sergipe, Vera França, estudos técnicos para a elaboração do Plano Municipal da Educação. Em seus estudos, Vera acaba descobrindo e faz um alerta sobre a reconfiguração urbana da cidade, que irá requerer, consequentemente, um redirecionamento espacial das escolas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.