Prefeitura de Aracaju garante assistência integral à saúde da população infantil
No município a assistência à saúde infantil começa pertinho de casa. Nas Unidades de Saúde da Família, a população infantil conta com o atendimento de pediatras, que em Aracaju são inseridos, juntamente às assistentes sociais e odontólogos, no Programa Saúde da Família (PSF).
Além das unidades, a saúde municipal disponibiliza para população infantil os serviços do Cemca, que dispõe de uma estrutura física com sala de pré-consulta, consultórios médicos, gabinete odontológico e salas de psicopegagogia e fisioterapia. O centro está estruturado para prestar atendimento em 20 especialidades médicas como Neonatologia, Psiquiatria, Alergia, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Ortopedia, Cirurgia, entre outros. Atualmente o centro realiza uma média de 4.500 consultas mensais, além de oferece consultas e tratamento em áreas jamais encontradas no serviço público de saúde, como é o caso da homeopatia e da fonoaudiologia.
As crianças que possuem transtornos mentais também são atendidas pelos serviços prestados pela Prefeitura. Inseridos na Rede de Atenção Psicossocial da SMS, que luta a favor da diminuição do internamento manicomial, direcionando o tratamento do usuário do sistema único de saúde ao resgate da cidadania, há um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps Vida) responsável em acolher com exclusividade o público infantil.
Urgência Infantil
Recentemente inaugurada pela Prefeitura de Aracaju, a nova ala de pediatria do Hospital Municipal Nestor Piva, localizado na Zona Norte de Aracaju, oferece ao público infantil uma estrutura moderna, confortável e humanizada, com salas climatizadas, poltronas confortáveis, banheiros adaptados, ampla sala de espera e um ambiente organizado estrategicamente para impedir tumultos e proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais que atuam no Hospital.
Atualmente a ala pediátrica do hospital Nestor Piva já vem realizando uma média diária de 150 atendimentos. Cerca de 30% dos exames de raio-x realizados no hospital é destinado à saúde das crianças. No Hospital Fernando Franco, localizado na zona sul, a demanda é, em média, de 100 atendimentos por dia.
Grande parte das remoções realizadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192- Aracaju) também é acolhida pelos hospitais municipais. Só no mês de julho, o Samu realizou 275 atendimentos a crianças.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju garante assistência integral à saúde da população infantil – Fotos:Ascom/SMS