[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju foi homenageada esta manhã com Comenda do Mérito Cultural do XXXIII Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), entregue ao prefeito Marcelo Déda na antiga capital dos sergipanos. O evento homenageou ainda o secretário municipal de Relações Institucionais e Articulação Política de Aracaju, José Eduardo Dutra, que quando presidente da Petrobras determinou que a empresa patrocinasse o evento em 2005.

“O Festival de São Cristóvão é uma marca registrada da cultura e da memória da arte do povo sergipano. São Cristóvão é o berço da civilização sergipana, capital afetiva e mãe do nosso estado. Ela será sempre a referência imorredoura de nossa cultura e história”, disse o prefeito Marcelo Déda. Quando estagiário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e membro do clube de cinema da época, o prefeito chegou a integrar o festival juntamente com o ator Djaldino Mota Moreno para organizar exibições de filmes durante cinco anos.

Outras 11 personalidades e instituições que contribuíram para a realização e consolidação dos Fasc também receberam a comenda. São elas a Petrobras, maior patrocinadora do Festival; o deputado federal Jackson Barreto; o repórter fotográfico criador do primeiro cartaz do evento, Jairo Andrade; a premiada intelectual Aglaé Fontes e o professor Clodoaldo Alencar.

A Comenda também foi concedida à jornalista e artista Lânia Duarte; ao ator Djaldino Mota Moreno; à artista plástica São Cristovense Vesta Viana; à professora de dança Lu Spinelli; ao prefeito de São Cristóvão na época do primeiro Fasc em 1972, Paulo Correia; e a criadora do evento, Albertina Brasil (in memoriam).

José Eduardo Dutra revelou-se um espectador assíduo do festival durante muitos anos e disse estar muito feliz com a possibilidade de contribuir decisivamente para a realização do evento. “Quando inauguramos a revitalização do Museu de Arte Sacra patrocinada pela Petrobras aqui em São Cristóvão no começo do ano, o prefeito Zezinho da Everest pediu nosso apoio para revitalizar também o Fasc”, contou. “O festival já foi um marco na história cultural de Sergipe e tem tudo para voltar a sê-lo”.

O prefeito de São Cristóvão, José Correia, o Zezinho da Everest, fez questão de homenagear o seu vice-prefeito Wanderley Barbosa, que faleceu há cerca de um mês, e assinou a lei 058/2005, que transforma a extinta Secretaria de Cultura e Turismo de São Cristóvão na Fundação Municipal João Bebe Água de Cultura e Turismo.

Ele entregou a medalha do Fasc ao prefeito Marcelo Déda ao lado do vice-reitor da UFS, Ângelo Antonioli, e justificou a honraria para a capital. “A Prefeitura de Aracaju hoje é um exemplo de administração competente e participativa. Ela sempre foi parceira de São Cristóvão no Fasc e nos ajudou muito a recolocar o festival no rumo certo para refletir a cultura de nossa gente”, afirmou Zezinho da Everest.

A realização do Fasc é da Prefeitura Municipal de São Cristóvão e da UFS, com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Aracaju, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Correios, Infonet e outros parceiros. A programação do evento, que segue até domingo, encontra-se no site http://www.infonet.com.br/cultural/ler.asp?id=42127&titulo=cultural .

Além das autoridades citadas, prestigiaram a entrega da Comenda do Fasc a primeira-dama de Aracaju, Eliane Aquino, os secretários municipais Oliveira Júnior (chefe de gabinete) e Rômulo Rodrigues (Participação Popular); o secretário de estado da Cultura, José Carlos Teixeira, além de secretários municipais e vereadores de São Cristóvão. O prefeito Marcelo Déda participará ainda hoje da abertura oficial do Fasc às 21 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.