Prefeitura de Aracaju é convidada a participar de Colóquio Franco-Brasileiro
Os representantes, entre eles a PhD em biologia molecular, Marie Hummerzheim, também diretora de Relações Internacionais na escola superior de agricultura de Toulouse, na França, foram recebidos pela secretária de Planejamento do Município (Seplan), Lúcia Falcón, que se mostrou bastante interessada na proposta. “Eles analisaram nossos projetos e acharam bastante interessante. A prefeitura, por meio da Seplan, sempre tem feito intervenções urbanísticas e no meio ambiente em geral”, disse a secretária.
O primeiro colóquio será realizado na França no período de 14 a 18 de novembro e pretende discutir, entre outros assuntos, exemplos brasileiros e franceses sobre recursos hídricos em nível federal e estadual. Técnicos de vários segmentos como Agência Nacional de Águas, Ministérios, Comitê de Bacias e Seplan, se reunirão para análise e troca de experiências de projetos existentes.
De acordo com Lúcia Falcón, após o primeiro colóquio será realizada uma missão técnica em Aracaju. “As pessoas iriam visitar os projetos e ver de perto as ações realizadas pela prefeitura, no que diz respeito à proteção ambiental, recursos hídricos e saneamento”, informou a secretária.
O convite feito pela francesa Marie Hummerzheim veio consolidar a preocupação que a prefeitura possui com o desenvolvimento da cidade aliada à conservação do meio ambiente. Uma prova disso foi a criação do plano Aracaju+10, constituído de todo planejamento estratégico para a construção de uma cidade mais humana e desenvolvimento sustentável. “A intenção é que seja dada uma continuidade das discussões, com a realização do segundo colóquio em Sergipe”, declara Marie Hummerzeheim.
Projetos
O aspecto que mais chamou a atenção da equipe francesa, segundo a secretária, foi o projeto da Coroa do Meio, realizado pela Prefeitura de Aracaju. “Eles ficaram surpresos como uma prefeitura conseguiu realizar projetos como o da Coroa do Meio e bairro Industrial, tendo coragem em assumir responsabilidades ambientais como água e esgoto e principalmente pela participação popular”, completa Lúcia Fálcon. Ainda na tarde de hoje a equipe francesa, acompanhada de representantes municipais, irá visitar os projetos da Coroa do Meio e bairro Industrial.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju é convidada a participar de Colóquio FrancoBrasileiro – Marie Hummerzheim