[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de diminuir os custos da população com medicamentos e prevenir os malefícios da automedicação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Governo Federal, disponibiliza remédios a baixo custo para a população de Aracaju, por meio do programa Farmácia Popular do Brasil (FPB).

A Farmácia Popular conta com 94 tipos diferentes de remédios que tratam diversas doenças, como hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções, verminoses, entre outras, assim como vende anticoncepcionais e preservativos masculinos, todos a preços simbólicos. Segundo a coordenadora da Farmácia, Cristiane Trindade, os pedidos de medicamentos são realizados de acordo com a lista do Ministério da Saúde, que é feita segundo as patologias mais comuns no Brasil.

Existente na capital desde setembro de 2005, a Farmácia Popular, que em comparação com o ano de 2006 registrou um aumento progressivo de 600% no atendimento, até setembro deste ano já vendeu 280.000 medicamentos. Segundo o farmacêutico gerente da FPB – Aracaju, Álvaro Vítor, tão importante quanto os bons números alcançados são os serviços de orientação que a equipe da Farmácia presta à população quanto aos malefícios da automedicação.

“Fazemos questão de exigir prescrição médica ou odontológica. Apesar de muitos encararem como ´burocratização´, é uma medida legal e segura para a saúde do paciente, visto que todos os medicamentos podem provocar reações adversas. A automedicação pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças importantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% de todos os medicamentos são dispensáveis ou usados inadequadamente; 75% das prescrições com antibióticos são errôneas, e somente 50 % dos pacientes, em média, tomam corretamente seus medicamentos”, esclarece Álvaro Vítor.

A equipe da FPB – Aracaju segue seu trabalho, com o intuito de reduzir os malefícios da automedicação e promover a resolução de problemas relacionados ao mal uso de medicamentos. Além disso, sempre considera a necessidade de ações que universalizem o acesso da população a medicamentos básicos, diminuindo assim o impacto no orçamento familiar.

A Farmácia Popular – Aracaju fica na Rua Estância, 722, Centro, conta com dois farmacêuticos disponíveis durante todo o horário de atendimento, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.