[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), iniciou ontem, segunda-feira, a I Campanha Sócio-Educativa do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Pureza. A iniciativa tem como objetivo buscar uma melhor qualidade de vida para os usuários do Cras, bem como da comunidade do bairro Suíssa. Nesta perspectiva, o Maria Pureza debateu na tarde de ontem, a prevenção da violência doméstica contra o idoso, que contou com a presença de idosos, crianças e adolescentes atendidos pela unidade.

“A violência contra o idoso já existia, mas, só agora é que está sendo denunciada e por isso, está sendo vista pelo Estatuto do Idoso, pela Delegacia de Grupos Vulneráveis e pelo Conselho Municipal do Idoso. Coibir a violência doméstica contra o idoso é dever de todos nós da sociedade civil. Os Cras são grandes parceiros e a Semasc está de parabéns por esta iniciativa e porque que tem trabalhado no sentido de integrar crianças, adolescentes e idosos. Acho que falta divulgar mais esse trabalho, porque, os idosos sofrem também de várias modalidades de violência, como agressão verbal, física, psicológica, negligência e maus-tratos, oriundas da própria família”, comentou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Judite Melo Santos Santana.

O aposentado Manoel Leopoldo dos Santos, 76, integrante do grupo de idosos do dessa unidade social, relatou sobre a importância do Cras hoje para ele e as mudanças que vem proporcionando no estilo de vida da comunidade. “Depois que entrei aqui, minha vida mudou muito. Antes eu vivia isolado, ficava sozinho em casa assitindo televisão. Agora não, converso, tenho amigos e amigas, faço atividades físicas e é só alegria mesmo. Achei a palestra construtiva, espero que sejam realizadas outras dessa qualidade”, ressaltou.

“A minha vida mudou depois que conheci o Cras. Aqui faço hidroginástica, conheci amigos e estou sendo valorizando. Gosto de viver, dançar, pular e participo de todos os projetos. A palestra foi importante, chamou a atenção das crianças e adolescentes em relação ao respeito com o idoso. Hoje na meia idade, a gente aprende mais e hoje estou aprendendo tudo com eles também, crianças e adolescentes”, retratou a aposentada Alexandrina Ferreira, 75, integrante dos programas sociais desenvolvidos pelo Cras Maria Pureza.

A assistente social do Cras Maria Pureza, Sandra Magna de Resende, o desenvolvimento dessa campanha veio do trabalho de toda equipe multidisciplinar do Cras, que culminará com uma grande caminhada pela paz, que acontecerá no próxima sexta-feira, dia 9, e ela espera contar com a presença de toda comunidade e os órgãos competentes. “Quando a gente fez essa palestra, pensou em conscientização, a integração do público alvo que freqüenta o Cras e a comunidade em geral. Num evento desse tipo, o primeiro passo são as palestras de conscientização, onde as escolas são nossos maiores parceiros, junto com a Semasc, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Mulher e a União Brasileira das Mulheres (UBM)”, destacou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.