[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante as noites do Forró Caju a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistencia Social e Cidadania (Semasc), desenvolve um trabalho ativo de assistência social com crianças e adolescentes que se encontram sozinhos na festa. A iniciativa da Prefeitura visa assegurar os direitos de crianças e adolescentes e coibir a exploração do trabalho infantil e comércio de bebidas alcoólicas a esta parcela da comunidade durante o Forró Caju.

Em parceria com os conselhos tutelares, a Semasc montou um esquema especial envolvendo 150 profissionais, entre assistentes sociais, educadores sociais e membros dos Conselhos.

A equipe está concentrada em plantão diário na Praça de Eventos Hilton Lopes durante todos os 13 dias de folia. Encontrando crianças e adolescentes na festa, os educadores sociais fazem as abordagens pedagógicas e, não estando acompanhadas, estas crianças e adolescentes são encaminhadas para o box instalado no local do Forró Caju e apresentadas aos Conselhos Tutelares para que sejam feitos os encaminhamentos para identificar e notificar a família.

Não sendo possível a localização dos familiares, a criança ou adolescente encontrado é conduzido para a Central de Acolhimento onde recebe atendimento psicossocial e é encaminhado para a reintegração familiar, cujos pais são notificados pelos Conselhos Tutelares para dar explicações. Em caso extremo, a ocorrência é levada ao conhecimento do Ministério Público e do Juizado da Infância e Juventude para que providências jurídicas sejam adotadas.

“Durante esses primeiros dias de festa o movimento está tranquilo. Nós registramos cinco ocorrências, a maioria delas de crianças oriundas do bairro Santa Maria e Coqueiral”, informa o conselheiro do quarto distrito, Magnaldo Santos.

Para contar com uma melhor atuação, as equipes da Semasc fixaram cartazes em todos os estabelecimentos comerciais instalados na praça de Eventos Hilton Lopes e em pontos estratégicos esclarecendo à população para a importância de se preservar os direitos da criança e do adolescente e combater a exploração, em especial a comercialização de bebidas alcoólicas ao segmento infanto-juvenil que, infelizmente, ainda é comum em festas populares. Todos os proprietários de estabelecimentos comerciais do Forró Caju se comprometeram em fixar os cartazes e cumprir as orientações.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.