Prefeitura de Aracaju beneficia agentes de limpeza com novas moradias
Parte das habitações, 28 unidades, está sendo erguida ao longo da avenida Matadouro, nas proximidades do bairro Jardim Centenário. “Das 28 casas da avenida, 23 já estão prontas e nas outras cinco já estamos levantando as paredes”, afirma José Raimundo, encarregado da Sercol, empresa responsável pelas construções. As outras 46 residências localizam-se no bairro Santos Dumont, perto do canal Comandante Miranda. Todas as casas possuem sala, quarto, cozinha e banheiro.
Para ampliar esse benefício a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) está promovendo por meio de um Projeto Técnico vinculado à obra física, cursos profissionalizantes na área de Agentes de Limpeza para as pessoas contempladas.
Moradia e profissionalização
“Os alunos estão aprendendo não apenas como manusear aparelhos de limpeza, mas também noções de cidadania, de relações interpessoais e acima de tudo estão conquistando auto-estima”, declara o professor Vicente Paulo Lacerda. De acordo com ele essa é uma grande oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, cada vez mais exigente, principalmente na operação de máquinas.
A aluna Cláudia dos Santos, 23 anos, não perdeu tempo e já está trabalhando como agente de limpeza em uma empresa da capital. “O curso me fez aprender muito e os professores fazem questão de nos incentivar. Ainda não estou trabalhando com carteira assinada, mas sei que se não der certo onde estou trabalhando, estarei qualificada para procurar outro emprego”, afirma satisfeita a agente de limpeza.
Iniciado no dia 1º desse mês, o curso foi dividido em duas fases. Na primeira os alunos tiveram aulas de relações interpessoais e aprenderam a se relacionar com seus colegas. No segundo momento aprenderam a trabalhar com aparelhos de limpeza. A Seplan e a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) apóiam a sua execução.
Cidadania
“Hoje estamos encerrando as atividades desta turma e entregando seus respectivos diplomas. Mas o trabalho não pára por aqui, já temos datas marcadas para o início de outros cursos, como culinária alternativa, porteiro, técnicos de serviços domésticos, dentre outros”, diz Marta Rocha, coordenadora de qualificação profissional da Fundat.
“Não é só o beneficiado que participa dos cursos, as pessoas que fazem parte da família também participam. Se a mãe não pode ir, vai o filho, vai o marido, vai alguém da família. Como ainda restaram algumas poucas vagas nesses cursos, cadastramos os moradores da vizinhança onde eles irão residir para que estes também possam ter oportunidades”, comenta Marta Rocha.
Além da capacitação, as famílias participam de reuniões comunitárias para que toda e qualquer realização seja feita de forma democrática e com a participação dos moradores. Contando ainda com palestras educativas, higiene pessoal e educação ambiental. “Desta forma não estamos oferecendo apenas um local pra se viver. Essa é uma questão muito maior, é oferecer um lar, ensinar noções de cidadania e qualificar as famílias para a geração de renda que elas necessitam para que paguem seus impostos, água, energia em dia”, completa a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju beneficia agentes de limpeza com novas moradias – Fotos: Márcio Garcez