Prefeitura de Aracaju apóia 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
Segundo o secretário municipal de Comunicação, Carlos Cauê, responsável pelo contato com os organizadores, a Prefeitura de Aracaju está apoiando o evento por diversos motivos. “Subjacente à contribuição científica que esse evento dá ao desenvolvimento e fortalecimento do jornalismo, há também o trabalho de divulgação da cidade. As pessoas passam a conhecer Aracaju e isso é muito bom porque divulga o nome da nossa cidade, incentiva o turismo e gera o reconhecimento do esforço e do trabalho da Prefeitura”, revelou.
De acordo com ele, o apoio vai estar em sintonia com as atividades realizadas na Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). “Podemos ajudar, por exemplo, na divulgação e na confecção de material, como cartazes e folderes”, disse Cauê, acrescentando que todos os detalhes desta parceria estão em fase de discussão e que a Secom está à disposição dos organizadores.
A primeira reunião entre os responsáveis pela organização do evento e o secretário de Comunicação foi no fim de maio. Na ocasião, o presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Elias Machado, acompanhado do coordenador local do evento e professor da UFS, Carlos Eduardo Franciscato, apresentaram a proposta de patrocínio e conseguiram o apoio da Prefeitura de Aracaju.
“Fomos muito bem recebidos. A Prefeitura percebeu que este não é apenas um congresso que é bom para a UFS, e sim um evento que pode interferir positivamente na imagem do Estado e da capital lá fora. É conveniente dar o suporte adequado porque os congressistas não são só pesquisadores; eles são formadores de jornalistas. Então, a impressão subjetiva que eles vão captar do ambiente, da organização, da população, da qualidade de vida que a gente tem vai contribuir para a formação da opinião sobre Sergipe, Aracaju e o Nordeste do país”, analisou Franciscato.
5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo
De acordo com Franciscato, essa edição deve ser ainda maior que as anteriores. “Estamos no início de agosto e já temos 220 inscritos. A previsão é que cerca de 400 pessoas participem”, revelou. De acordo com o professor, todo o suporte ao congressista – hotéis, transporte, alimentação – está sendo pensado para que ele seja bem recebido e tenha uma boa impressão da cidade, levando em conta o potencial turístico de Aracaju e o efeito multiplicador dos pesquisadores.
A programação do evento, cujo tema este ano é “Metodologias de Pesquisa”, foi elaborada para congregar grandes pesquisadores em jornalismo de todo o Brasil. A conferência de abertura será do autor da teoria da ´Agenda Setting´, o professor da University of Texas, Maxwell McCombs.
“Esse Congresso traz os melhores pesquisadores do país e as agências que avaliam propostas de mestrado. A gente articulou um roteiro para a construção do primeiro mestrado em jornalismo da UFS e o congresso faz parte desse roteiro”, completou Franciscato, destacando a importância de mostrar competência em pesquisa e capacidade de organização para viabilizar a proposta – já em andamento – de implantação de cursos de pós-graduação na UFS.
Mais informações sobre a programação, inscrição e organização do 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, estão disponíveis no site da SBPJor: www.sbpjor.ufsc.br/5sbpjor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]