[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A primeira turma do curso de Treinamento de Mão de Obra promovido pela prefeitura, por meio da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho -, em parceria com o Senai – Serviço Nacional da Indústria -, já está concluindo a primeira casa padrão prevista no modelo do Programa Moradia Cidadã para a reurbanização do bairro Coroa do Meio. Esta é a parte prática do curso que conta com 64 horas/aula.
A casa terá 30 metros quadrados divididos entre quarto, sala, cozinha e banheiro, e está sendo construída totalmente pelos 17 alunos do curso que conta, inclusive, com a participação de três mulheres. Todos os alunos são moradores da localidade.
De acordo com o mestre de obras e instrutor do curso, Gilvan Pereira de Almeida, os aprendizes estão sendo capacitados nos serviços de pedreiro, eletricista, pintor, encanador e carpinteiro, sendo que a carga horária é dividida entre as atividades teóricas e práticas. “A Fundat nos fornece todo o material didático e de construção, enquanto o Senai fornece todo o ferramental utilizado na construção. Este é um trabalho que nos deixa orgulhosos pois estamos oferecendo uma alternativa e uma profissão a quem não tinha perspectiva”, afirmou Gilvan.
Segundo ele, a estimativa é de que a primeira casa seja completamente concluída dentro de aproximadamente um mês. No total, o programa prevê a construção de quatro casas padrão e a capacitação de 80 pessoas. “Esperamos construir uma casa a cada 32 dias trabalhados, oferecendo uma capacitação adequada para que os participantes do curso estejam aptos a entrar no mercado de trabalho”, disse o instrutor.
Quando forem iniciadas, as obras de reurbanização da Coroa do Meio irão incluir a construção de outras 600 residências para substituição dos barracos que hoje ocupam boa parte do bairro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.