[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No trabalho contínuo de reurbanização do bairro Coroa do Meio, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vem desenvolvendo os serviços de acompanhamento das famílias que já estão residindo na unidades habitacionais da PMA e aquelas que estão em casas alugadas pela prefeitura.

O serviço de atendimento acontece no Centro de Referência da Assistência Social Benjamim Alves de Carvalho (CRAS). No local, os moradores podem fazer reclamações, críticas ou sugestões à PMA e os relatórios são enviados aos órgãos competentes. Além disso, podem solicitar a declaração de residência, assinar contratos de aluguel, regularizar ou atualizar seus dados junto à companhia de água do município (Deso) e distribuidora de energia (Energipe).

De acordo com a assistente social Onildete Almeida, toda manutenção é realizada no CRAS. “As casas são alugadas pela PMA, então se há um desentendimento entre o proprietário e o inquilino, nós somos os mediadores. Fazemos as visitas domiciliares para o acompanhamento das famílias, ou fazemos uma investigação em casos de denúncias”, explica a assistente social.

Ela acrescenta ainda que o trabalho é feito em parceria com algumas outras secretarias do município, como Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (EMURB). A Seplan atua na regularização fundiária e assinatura de contratos habitacionais, por meio do contrato de direito real de uso a título não oneroso.

A Emurb viabiliza o remanejamento das famílias, para monitorar os contratos de pessoas que saem do aluguel para as novas unidades habitacionais ou precisam mudar de casa, de acordo com as necessidades constatadas pelas visitas de assistentes sociais da Semasc.

“Se um morador percebe que o proprietário alugou a casa para outra pessoa residir ou colocou parentes para morar na casa que foi destinada ao morador das palafitas, após confirmado é feito um relatório e encaminhado à coordenação jurídica para que sejam tomadas as medidas cabíveis junto à justiça”, comenta Onildete.

A dona de casa Antônia Varela dos Santos, moradora do bairro há 10 anos, agradece à prefeitura pelo trabalho oferecido à população aracajuana. “O atendimento é muito bom. Antes da reurbanização não tínhamos esse serviço. Já passaram diversos prefeitos, mas essa administração mudou a cara do nosso bairro e nossa qualidade de vida também”, diz a moradora.

O CRAS fica localizado na rua José de Carvalho Pinheiro, ao lado da Cooperativa de Costureiras da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). O atendimento aos moradores acontece às segundas e quintas-feiras, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.