[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aracaju é conhecida turisticamente por sua produção de caranguejos e em toda a cidade existem manguezais tombados como áreas de preservação ambiental. Apesar dos mangues serem de responsabilidade da União, a prefeitura da cidade contribui com a manutenção destes espaços. Este trabalho é feito pela Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos -, que realiza periodicamente a limpeza destas áreas.
Um bom exemplo a ser citado é o Parque Tramandaí, localizado na avenida Pedro Valadares, no bairro Jardins. O espaço do parque foi cercado pela prefeitura municipal na gestão passada e vem sendo mantido pela atual administração. “Com a subida da maré, materiais como garrafas, sacos plásticos e papéis podem ser levados para dentro do mangue, então temos que limpar sempre a avenida”, explicou Helber Andrade, assessor de comunicação da Emsurb.
A maioria dos manguezais da capital fica no perímetro urbano, a exemplo dos bairros Lamarão, Porto Dantas, Coqueiral e Treze de Julho. Por isso a intervenção constante da Emsurb é necessária para evitar que o lixo suje o mangue e impeça a reprodução dos caranguejos.

Recuperação de manguezais

Dentro das novas obras da PMA, como a revitalização da orla do bairro Industrial e da Coroa do Meio, está prevista a recuperação de manguezais.
No bairro Industrial, onde a construção da nova orla foi iniciada em abril deste ano, serão recuperados cerca de 10.000 m² de mangue. Já a reurbanização da Coroa do Meio contará com uma área recuperada de 12 hectares.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.