[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef.) Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, participaram na manhã de hoje, segunda-feira, do lançamento da campanha `Reserve uma vaga na sua consciência´. O evento, que aconteceu no estacionamento do supermercado GBarbosa, localizado na avenida Francisco Porto, tem como objetivo mostrar a importância de respeitar as vagas de estacionamento destinadas aos idosos e portadores de deficiências físicas. A campanha foi criada pelo Ministério Público Estadual e conta com parceiros como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), supermercados, shoppings, além das secretarias estadual e municipal da Educação.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) apóia a iniciativa e já está realizando atividades com os alunos da rede municipal. Durante toda essa semana, estarão sendo desenvolvidas atividades educativas, como redações e cartazes com o tema proposto. Todas as escolas estarão engajadas, sempre visando a conscientização dos docentes.

“Já distribuímos circulares em nossas instituições de ensino com alguns pontos e capítulos do Estatuto do Idoso, que deverão ser trabalhados com os alunos. Nosso objetivo não é só conscientizar os estudantes, mas também a família deles e a comunidade onde residem”, explicou a técnica da equipe de Educação Especial da Semed, Jailma Resende da Costa Santos.

A Emef. Presidente Vargas foi a escola convidada para participar do lançamento, por possuir um histórico de inclusão. A Emef. possui nas suas salas de aula alunos portadores de deficiências e realiza com eles um trabalho diferenciado. “É também a partir dos jovens que conseguimos alcançar os mais velhos. Por isso, começamos com os alunos e agora estamos intensificando, pois os jovens de agora são os adultos de amanhã”, disse o coordenador geral da unidade, o professor Cláudio Gomes Gonçalves.

Os professores também estão inseridos, já que serão os responsáveis pelos trabalhos que os estudantes vão fazer. “Na disciplina que leciono, dá para trabalhar com conteúdos de responsabilidade do cidadão, comentando com eles casos de pessoas que se arriscam e como isso pode ser evitado. Pretendo fazer cartazes e montar painéis com formas de respeitar os direitos dos idosos e portadores de deficiência física”, falou o professor de geografia da Emef. Presidente Vargas, Alexandre Andrade Jesus.

“Vou conversar com meus amigos e pais, explicando como respeitar os mais velhos. Deixar vagas no estacionamento é só uma forma de fazer isso e que também é muito importante. Vejo que os adultos ainda não respeitam isso e é algo que precisa ser modificado”, ressaltou Andriele Lourenço Lima dos Santos, aluna da 8ª série da Presidente Vargas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.