[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para evitar que alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública municipal de ensino sejam vítimas diretas da violência, que a cada dia tenta com mais força invadir as unidades educacionais através do fornecimento de drogas aos alunos, agressões verbais e físicas (inclusive, em alguns casos, com uso de armas) contra os integrantes da comunidade escolar, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) estão integradas para a realização ostensiva de um esquema de segurança escolar.

A primeira reunião entre a secretária Tereza Cristina Cerqueira da Graça e o coronel Magno Silvestre, que contou também com a presença da diretora de Planejamento da Semed, a professora Tereza Hortência Azevedo, teve como resultado a volta imediata de guardiões para as sete escolas que historicamente apresentam problemas relacionados à falta de segurança, como violência e vandalismo. Os guardiões, que por um tempo chegaram a conviver diariamente com os alunos das escolas municipais Laonte Gama (Bairro Santa Maria), Alencar Cardoso (Bairro José Conrado de Araújo), Jaime Araújo (Soledade), Oviêdo Teixeira (no São Carlos), Presidente Vargas (Siqueira Campos), Juscelino Kubitschek (Coroa do Meio) e Teixeira Lott (Bairro América), acabaram sendo remanejados para outras funções.

As unidades da rede pública municipal que ainda contam com a presença de guardiões são as Escolas de Ensino Fundamental Laonte Gama e a Papa João Paulo II. “Mas essa situação vai ser revertida. De imediato vamos recolocar os soldados onde já atuavam, até por serem áreas que apresentam um índice de violência considerável. Temos todo o interesse em fazer este tipo de ação junto às escolas porque acreditamos que a educação é a saída para muitos problemas, é, por exemplo, um fator importante no que diz respeito à redução dos índices de criminalidade”, declarou o coronel Magno Silvestre, que ainda esta semana estará se reunindo com técnicos da Semed e os coordenadores das sete escolas que periodicamente apresentam problemas do tipo.

Foi também acordado que será montado, em caráter de urgência, um grupo de estudos para analisar todos os critérios e necessidades para que o convênio entre a Semed e a Guarda Municipal seja realizado, tomando como base o que é permitido pela Lei, já que por conta do convênio, por exemplo, a Educação de Aracaju irá custear a locação de veículos, aquisição de coletes e manutenção ou locação de motocicletas a serem utilizadas pela Guarda no trabalho de ronda escolar. “Estamos empenhados em resolver esta situação o mais rápido possível, pois não queremos que nossos alunos, professores e servidores estejam expostos a situações de risco, problemas que se aproximam a cada dia do lado de dentro dos muros escolares”, finalizou a secretária Tereza Cristina Cerqueira da Graça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.