[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o IPTU atrasado há 6 anos, a aposentada Maria Lares de Sá, moradora do conjunto Augusto Franco, surpreendeu-se com a facilidade na resolução do problema ao procurar a Secretaria Municipal de Finanças. “Por falta de tempo e também um pouco de acomodação não procurei a secretaria para resolver minha situação. Achava que ia demorar muito e que iria pagar uma fortuna de imposto. Como quero vender a casa, tive que resolver a situação. Então fui à secretaria e para minha surpresa tive minha dívida perdoada e fiquei sabendo que sou isenta do IPTU”, conta a aposentada que ganha menos de dois salários mínimos.

Como Maria Lares, mais de 21.700 cidadãos aracajuanos estão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Finanças, são consideradas isentas as pessoas que possuem renda igual ou inferior a dois salários mínimos ou que possuem imóvel com valor venal menor ou igual a R$ 2.100,00, além de funcionários públicos municipais admitidos direta e indiretamente.

Segundo o secretário de Finanças, Nilson Lima, o setor de atendimento da Secretaria está preparado para resolver qualquer problema dos contribuintes. “Se alguém tiver dúvidas sobre pagamento do IPTU deve procurar a secretaria para orientação. Todos os funcionários estão prontos para solucionar qualquer problema dos contribuintes de Aracaju”, afirma Lima, acrescentando que quem recebeu o comunicado de isenção em 2002, só deverá renovar o procedimento em 2005. Já quem solicitou a isenção no período de 2003 para 2004 e de 2004 para 2005 deverá procurar a Secretaria até o dia 30 de junho.

Para a vendedora Luciene Almeida é notável a humanização no atendimento da Secretaria. ”Pedi folga no emprego para resolver meu problema.Cheguei aqui acreditando que passaria o dia todo para resolver isso. Mas fui tão bem atendida e orientada que agora sei que fiz uma tempestade no copo d’água. Acabei mais cedo do que esperava. Os atendentes são ótimos e o atendimento é muito rápido. A secretaria está de parabéns”, diz.

De acordo com João Bosco da Cunha, auditor de tributos municipais, são 37 funcionários divididos nos setores de Cadastro Imobiliário, Emissão de segunda via e Parcelamento, Registro de IPTU, ITBI, Serviço Social e Protocolo. “Também disponibilizamos atendimento pela internet (www.aracaju.se.gov.br), tais como declaração e multa de ISS e formulário para inscrição de empresa. Quem realmente quiser resolver seu problema em relação a Secretaria de Finanças, tem todas as condições de fazê-lo”, afirma Bosco.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.