[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, participou ontem, dia 19, de um encontro dos prefeitos do PT com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. De Sergipe, além de Déda, também esteve presente o prefeito da cidade de Japaratuba, Padre Gerard. A reunião foi comandada pelos prefeitos de Aracaju, Piracicaba(SP), José Machado, e Franca (SP), Gilmar Dominici. Também participaram membros da equipe de transição do futuro governo e dirigentes do Partido dos Trabalhadores.
Marcelo Déda abriu a reunião expondo a posição dos prefeitos do PT em relação ao novo governo. “Em nome dos prefeitos cumprimentei oficialmente o presidente eleito, desejei boa sorte para encarar os inúmeros desafios e disse que os prefeitos serão parceiros de primeira hora do presidente Lula”, informou, por telefone, Marcelo Déda.
O prefeito de Aracaju lembrou a Lula que o PT tem história nas administrações municipais e foram elas que mostraram para a sociedade a capacidade do partido governar o País. “São administrações pautadas pela ética, participação popular, inversão de prioridades e competência. Essas experiências ganham prêmios internacionais de gestão, como o Orçamento Participativo, Bolsa Escola, Bolsa Renda, Saúde, Educação, etc…”, disse o prefeito.
Marcelo Déda afirmou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva que os prefeitos do PT estão abertos a colaborar com o novo governo, principalmente na utilização das belas e premiadas experiências administrativas acumuladas ao longo da história do partido.
O prefeito disse ainda que o PT sempre defendeu uma revisão do chamado Pacto Federativo, principalmente para atender as necessidades dos municípios. “As cidades, os municípios brasileiros devem ser reconhecidos como entes federados e não só os estados”, disse Déda. Ao final de sua fala, o prefeito de Aracaju ainda lembrou da importância da criação do Ministério das Cidades para efetivamente estreitar a relação entre os municípios e a União. “É uma forma de prestigiar os municípios, onde o cidadão vive. Temos questões urbanas que devem ser alvos de uma agenda presidencial”, completou Déda.
Ao encerrar o discurso, o prefeito de Aracaju disse que os prefeitos do PT e dos outros partidos estarão sempre mobilizados para apoiar o governo Lula, esclarecer a população sobre os desafios que o novo governo tem que enfrentar e também estarão prontos para defender o presidente.

Lula aplaudido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou a criação do Ministério das Cidades e foi bastante aplaudido pelos prefeitos. Disse que sua posição em defesa dos municípios faz parte de sua história e tem a plena convicção que os municípios precisam ser fortalecidos. “Estamos criando o Ministério das Cidades para isso. Fortalecer os municípios brasileiros, independente de qual partido seja o prefeito. Este ministério será como um portal, onde os prefeitos não mais precisaram bater de porta em porta nos ministérios para ter seus problemas encaminhados ou resolvidos”, disse Lula.
O presidente também confirmou que vai participar de um grande congresso de prefeitos de todo Brasil que deve acontecer no mês de março, sendo a primeira vez na história que um presidente participa de um encontro com os prefeitos brasileiros.

Grupo de Trabalho

O prefeito Marcelo Déda foi escolhido pelos prefeitos e apontado pelos membros da equipe de transição do novo governo para coordenar um Grupo de Trabalho que vai formatar todas as ações e atribuições do futuro Ministério das Cidades. Na próxima semana, Marcelo Déda deve se reunir com o deputado José Dirceu, que será ministro da Casa Civil, e com a professora Ermínia, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre o Desenvolvimento Urbano, já para tratar da formulação sobre o Ministério das Cidades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.