[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta terça-feira, dia 2, o prefeito Edvaldo Nogueira voltou a inspecionar as obras de recuperação do bairro Santa Maria, acompanhado do secretário chefe de Gabinete, Bosco Rolemberg; do secretário de Comunicação Social, Carlos Cauê; do presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Edson Caetano; do diretor-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Bezerra; e do diretor de obras da Emurb, Antônio Vasconcelos. Nos últimos dias, os moradores do bairro sofreram com inundações e desabamentos de suas casas, tendo sido alojados em abrigos e casas alugadas pela PMA no próprio bairro.

Segundo o prefeito, toda a assistência tem sido dada às famílias que se encontravam em situação de risco. Além da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), a PMA trabalha em conjunto com a Emurb e a Empresa Municipal de Serviços Urbano (Emsurb), que têm trabalhado intensamente na reestruturação e limpeza do Bairro. “Todas as providências foram tomadas desde sexta-feira passada e estamos trabalhando muito para manter todos protegidos. Retornei de Brasília esse final de semana. Fui buscar recursos para complementação das obras do Bairro Santa Maria, que se divide em duas etapas, compreendendo desde a macrodrenagem do Morro do Avião (com a construção de 10 piscinões e o plantio de vegetação para conter as águas), já concluída, e a segunda fase já iniciada há um mês, com a drenagem e pavimentação das 30 ruas do conjunto Padre Pedro, mantidas preservadas. Até o momento investimos R$ 50 milhões na drenagem, pavimentação e reurbanização do Santa Maria”, afirma o prefeito.

Ainda segundo Edvaldo Nogueira, as últimas chuvas ocorreram em várias capitais do Nordeste, mas Aracaju resistiu bem, graças ao trabalho preventivo de drenagem e pavimentação das ruas do Santa Maria e em alguns bairros da Zona Norte da cidade. “Aracaju foi a cidade que melhor resistiu às chuvas no Nordeste e hoje a situação é infinitamente melhor do que há 3 anos, quando não havíamos feito as obras no Conjunto Padre Pedro. Os efeitos foram pequenos. Se não tivéssemos fazendo esse trabalho de recuperação, com certeza teríamos um número muito maior de desabamentos e pessoas desabrigadas”, declarou.

Segundo informações de Valmor Bezerra, 40 metros do canal construído cedeu e a água espalhou uma grande quantidade de barro na avenida principal. ”Já começamos o trabalho de recuperação, retirando as defensas e o gabião do canal que tombou. Agora é só recuperar a parte danificada. Vamos trabalhar durante todo o Inverno para a conclusão da segunda etapa da obra, já que esse processo não pode ser feito no Verão, porque temos que plantar e adubar as novas mudas. Com o replantio da vegetação em cima do Morro, vamos conter e diminuir a vazão das águas”, comentou ele.

“Estamos dando assistência a todas as famílias. Elas estão alojadas na unidade da Fundat, no Centro de Referência de Assistência Social do Santa Maria, em galpões e em casas alugadas pela PMA. Das 49 famílias, 45 estão alojadas e quatro já estão em casas alugadas. Nossa equipe está percorrendo o bairro a procura de novas casas para alugar. Ao todo 30 profissionais, dentre assistentes e educadores sociais, além da equipe do Centro de Referência do Santa Maria, que envolve assistentes, educadores e psicólogos, estão empenhados em ajudar. Nesse momento a solidariedade é fundamental”, afirmou a diretora de Assistência Social, Edvaneide Souza.

“Estou grávida e lá [no Morro do Avião] ficava exposta a qualquer tipo de doença, à água suja das chuvas, aos ratos… Aqui está muito bom, pelo menos estamos abrigados até resolverem nossa situação”, comentou Jackeline Maria dos Santos, mãe de dois filhos, alojada na Fundat do Santa Maria.

Já para Cosme Brito dos Santos, pai de dois filhos, a PMA está fazendo um trabalho excelente. “A Prefeitura é ótima, pois nos colocou logo nessa casa alugada. Está dando toda a assistência e sempre vem ver como estamos. Estou mais tranqüilo”, declarou ele.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.