Prefeito se reúne com diretores de escolas municipais visando à melhoria no ensino
O principal fato que motivou a reunião foi o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), medido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Edvaldo se mostrou insatisfeito com o resultado das escolas aracajuanas e confessou que desde que soube do resultado, diariamente pensa em novas formas de melhorá-lo. Uma delas consiste justamente no contato direto com os educadores. “Quero que na próxima avaliação Aracaju seja o primeiro município do Estado”, comentou o prefeito.
Segundo ele, algo que o inquieta constantemente é a qualidade do aluno formado pelo município. “Temos que formar bons profissionais. Não aceito que um aluno nosso tenha essa avaliação”, disse Edvaldo, ressaltando que a PMA investe 25% de todo o seu orçamento na educação e que o resultado não condiz com o investimento.
O prefeito destacou não fugir à responsabilidade. “Sou um prefeito que assumo as coisas boas e ruins. Quero e tenho disposição para enfrentar problemas. Gosto de enfrentar desafios e esse para mim é um grande desafio”, colocou referindo-se à intenção de fazer de Aracaju uma cidade com um dos melhores ensinos públicos do país.
Utilizando um quadro, Edvaldo Nogueira esboçou o que seria a equação da educação em Aracaju. De um lado estavam as condições disponibilizadas para o ensino, como verba investida – cerca de R$ 100 milhões -, estrutura das escolas, democracia, eleição direta para diretores e participação social; e do outro o índice medido pelo MEC como o resultado do trabalho desenvolvido.
Em seguida, o prefeito apresentou um diagnóstico da Educação em Aracaju, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Nele constavam dados detalhados a respeito de todas as escolas municipais. Dessa forma, números relevantes referentes a matrículas, professores, capacidade e investimentos foram apresentados e comentados por Edvaldo, que procurou apresentar soluções de melhorias.
Durante a ocasião Edvaldo Nogueira ainda relembrou sua formação escolar, onde ele obteve conhecimentos que lhe são essenciais hoje, no dia-a-dia como gestor público. “Há um ano viajei para Paris a trabalho e discuti com os franceses a Revolução Francesa utilizando conhecimentos que aprendi no científico” ,destacou Edvaldo demonstrando a importância de uma base de estudos bem feita.
Encerrando a reunião, o prefeito de Aracaju pediu que todos ‘dessem as mãos’ em prol da Educação e se comprometeu em daqui a 15 ou 20 dias, realizar um novo encontro para que os professores possam colocar seus pontos de vista, sempre tendo como objetivo o alcance de índices cada vez mais positivos para a educação em Aracaju. “Confiem em mim como eu confio em vocês. Tem jeito e juntos podemos melhorar. Eu quero a ajuda de vocês”, disse.
O objetivo do encontro foi buscar a colaboração dos diretores de escolas para a jornada que a Prefeitura inicia em busca da melhoria da qualidade do ensino às crianças e adolescentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]