Prefeito prestigia realização da 23ª Lavagem da Conceição
“Aracaju tem a sorte de ter uma padroeira que é símbolo de fé para praticantes das religiões afro e católica, o que tem sido o conforto espiritual do povo aracajuano. E essa mesma sorte é referência no sincretismo religioso, envolvendo as religiões trazidas da África. Este movimento reúne várias etnias, fortalece a tradição democrática e se transforma num porto de esperança e união”, disse o prefeito Marcelo Déda, acrescentando que a festa unifica as religiões, mostrando que assim se constrói uma cidade para todos.
O vice-prefeito Edvaldo Nogueira também esteve presente na Lavagem da Conceição e detalhou a relevância do evento em Aracaju. “O movimento dos afro-descendentes é muito importante porque reafirma a cultura do povo negro brasileiro. Somos um grande país porque conseguimos deixar viva a possibilidade de as pessoas afirmarem a própria cultura e religiosidade. É uma festa religiosa que se realiza com muita harmonia”, afirmou.
Lavagem da Conceição
A alegria e o espírito de religiosidade estavam presentes em todos que participaram do evento. A concentração dos terreiros teve início às 8 horas de hoje, 8, na Colina do Santo Antônio, de onde saiu, às 10h30, o cortejo com a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade até chegar à Catedral Metropolitana de Aracaju.
Mas não só a Funcaju esteve colaborando com o evento. Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estiveram no local para garantir a segurança do cortejo. Motociclistas, viatura e agente de pé firme foram organizadores do trânsito na passagem de toda a movimentação.
Reunindo adeptos da umbanda e do candomblé, o movimento teve a participação do grupo de afoxé “Filhos de Ode”. O cerimonial da Lavagem arrastou uma multidão que cantava e dançava no ritmo do batuque, contribuindo com o trabalho de limpeza com muita alfazema e flores. Segundo o representante de casa de terreiro, João Batista Santos, a Lavagem acontece sempre após a parte litúrgica realizada pelo padre na igreja.
A aposentada Maria Bispo dos Santos, 69, vestida de branco e com um largo sorriso, demonstrava a satisfação de participar de um evento como este pela vigésima vez. “Sinto muita alegria e venho hoje pagar uma promessa, louvando também para que sejam derramadas bençãos em todos os sergipanos”, disse. Encantada com a Lavagem, estava a zeladora de prédio, Maria das Graças dos Santos Rodrigues, 48, que salientou a organização e a beleza do evento. “Este é o meu primeiro ano aqui na Lavagem. Está ótimo, muito belo mesmo”, confirmou emocionada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito prestigia realização da 23ª Lavagem da Conceição – Fotos: Márcio Garcez