[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O mundo viverá hoje, 5, em Paris, um dia histórico com a criação da entidade Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU). O prefeito de Aracaju e coordenador geral da Frente Nacional de Prefeitos, Marcelo Déda, estará presente neste capítulo da história mundial. Ele está na França, participando do congresso que criará esta nova organização. “Hoje é um dia histórico para o mundo, por conta da decisão de se ter um único organismo que cuidará da integração das cidades em todos os continentes”, disse o prefeito Marcelo Déda.

Com o surgimento desta associação, as cidades terão uma voz única que oferecerá soluções e promoverá respostas sobre os efeitos da globalização no âmbito local. A medida permite que sejam seguidos os objetivos determinados na Conferência sobre Assentamentos Humanos de 1996, ocorrido na cidade de Istambul, Turquia.

O congresso que reúne cerca de 1.800 prefeitos de grandes cidades, irá eleger amanhã a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, presidente da CGLU, entidade que reunirá as três organizações mundiais existentes hoje: Federação Mundial das Cidades, União Internacional das Autoridades Locais e a Metrópoles. A entidade já está sendo chamada de “ONU das Cidades”. Além da prefeita paulista, integram a chapa os prefeitos Bertrand Delanoë, Paris (França), e Smangaliso Mkhatswa, Pretória (África do Sul). O mandato será de três anos e cada prefeito assumirá a presidência durante um ano.

“O que é o mundo senão pessoas e onde estão as pessoas senão nas cidades?”, disse Jorge Sampaio, presidente de Portugal, durante a realização do Congresso em Paris. Na sexta-feira, dia 7, o prefeito de Aracaju estarã na Espanha. Ele participarã do IV Forum de Autoridades Locais de Porto Alegre em Barcelona e vai compor a mesa redonda que discutirá “A cultura e a inclusão social. Dos desafios às políticas”. Esse grupo de trabalho será presidido por Manuel Carrilho, ex-ministro de Cultura de Portugal, e contará com as presenças de dirigentes municipais de Córdova (Espanha), Saint-Denis (França) Roterdã (Holanda ) e Buenos Aires (Argentina).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.