Prefeito participa do lançamento de Planos Nacional e Estadual de Desenvolvimento da Educação
Na ocasião, Edvaldo Nogueira, juntamente com prefeitos de outros municípios sergipanos e com o governador, garantiu adesão ao ´Compromisso Todos pela Educação´, que está inserido no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Através deste pacto, o Governo Federal estabelece uma série de diretrizes e metas a serem alcançadas pelos Estados e municípios brasileiros, entre elas o combate à repetência e à evasão escolar, a garantia de acesso e permanência de alunos com necessidades especiais às classes comuns e a promoção da gestão participativa das escolas.
O ministro Fernando Haddad explicou que todas as unidades federativas que aderirem oficialmente ao pacto, e consequentemente auxiliarem na concretização do PDE, vão receber do Ministério da Educação (MEC) apoio técnico e financeiro. “A educação é uma causa nacional e por isso todos os esforços devem ser articulados entre as esferas governamentais e a população”, ressaltou.
Para Edvaldo Nogueira, o grande desafio do poder público é melhorar a qualidade do ensino. “Nenhum ente isoladamente vai conseguir vencer esse desafio. Tenho muita esperança e vou trabalhar muito para que a Prefeitura de Aracaju contribua com os governos estadual e federal, para que, conjuntamente, nós possamos dar passos adiante”, revelou.
Direito de Aprender
De acordo com ele, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vai colaborar para o êxito do PDE através do Projeto `Direito de Aprender´, que será implantado em toda a rede pública municipal. “Este projeto está em sintonia com os Planos do MEC e do Governo Estadual. Ele foi pensado para melhorar a qualidade de ensino nas escolas públicas da capital”, destacou o prefeito.
Avaliando a atual situação da educação pública em Aracaju, Edvaldo Nogueira lembrou alguns avanços já alcançados, como a melhoria da infra-estrutura das escolas, a criação dos Conselhos Escolares, a eleição direta de diretores e a elevação do salário médio dos professores. Segundo ele, o que falta é a melhor preparação do aluno. “Este será nosso foco, porque queremos construir um futuro melhor para a nossa capital, para nosso Estado e para todo o país”, concluiu.
PDE para Sergipe
Ao apresentar o Plano de Desenvolvimento da Educação do Estado de Sergipe, o governador Déda anunciou um investimento total de quase R$ 240 milhões em ações voltadas à melhoria do ensino público no Estado. Parte delas foi oficializada durante o evento, através da assinatura de documentos importantes, a exemplo do convênio com as prefeituras municipais para o repasse de verbas para o transporte escolar; a autorização para a construção de nove pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em municípios sergipanos que não dispõem de cursos superiores; o termo de compromisso para instalação de laboratórios de informática em todas as escolas; e a autorização da reforma de 34 escolas estaduais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]