[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Marcelo Déda e o vice Edvaldo Nogueira participaram na noite de sexta da abertura oficial do III Festival Luso Brasileiro de Curtas Metragens – Curta-Se, no Cinemark, shopping Jardins. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Documentaritas – Seção Sergipe, com o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Aracaju.
O Curta-Se surgiu em 2001, como parte integrante do Encontro Regional de Estudantes de Comunicação e apenas com a mostra competitiva. Em 2002 o evento cresceu e ganhou o apoio da Prefeitura de Aracaju. “Ano passado acreditei na idéia do Curta-Se e resolvi apoiar por entender que o evento é de extrema importância para a cidade e para o Estado, pois fomenta a produção cultural”, afirmou o prefeito Marcelo Déda. Este ano o Curta-Se cresceu ainda mais, disponibilizando, além de mostras de curtas metragens, longas convidados, seminários workshop´s e a tenda cultural montada no shopping Jardins, que conta com participação de artistas sergipanos.
Rosangela Rocha, diretora geral e idealizadora do evento agradeceu ao prefeito o apoio e lembrou que Marcelo Déda também participava do movimento cinematográfico sergipano no final dos anos 70 e início dos anos 80. O prefeito relembrou desse período afirmando que, com a repressão da ditadura militar foram criados vários cine-clubes em Aracaju que transformaram Sergipe em um dos grandes pólos brasileiros de produção cinematográfica. “Esses cine-clubes não eram apenas espaços de produção cinematográfica, mas de discussão política e de muito aprendizado”. O prefeito acrescentou que o Curta-Se recria esse clima trazendo para a cidade de Aracaju e para Sergipe um intercâmbio de idéias e ações para essa nova geração. Após a abertura oficial, o prefeito assistiu a Retrospectiva do Cineasta Torquato Joel, com o curta Passadouro, seguida da 1ª etapa da mostra competitiva de 35 milímetros, na qual foram exibidas os Curtas A Breve Historia de Candido Sampaio, o Encontro e No Bar. Após as mostras aconteceu a Mostra Petrobras com o Curta Zé Kéti e o 1o longa convidado do Festival, o comentado Madame Satã. O prefeito ainda participou do coquetel de abertura que aconteceu na Tenda cultural.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.