[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, representou a Frente Nacional dos Prefeitos na mesa de abertura da conferência preparatória para o 2º Fórum das Autoridades Locais para a Inclusão Social, realizado em Porto Alegre (RS).
Déda destacou a necessidade urgente de rever o chamado pacto federativo, explicitando e ampliando o papel dos municípios no encaminhamento das questões sociais prioritárias, como as ligadas ao fomento do emprego, combate à pobreza e desigualdade.
O prefeito coordenou a mesa que discutiu as “Metas para um governo de inclusão social”, evento central da conferência. O conferencista foi o professor-doutor Pietro Folena, da Itália. Ele destacou a necessidade de criar e ampliar o acesso político das cidades e das autoridades locais aos centros das decisões políticas nacionais e internacionais.
O encontro, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, ocorre no Sheraton Porto Alegre Hotel. Estão representados no debate 30 municípios de nove países (Espanha, Itália, França, Portugal, Uruguai, Argentina, México e Colômbia) e grandes cidades brasileiras.
Essa conferência definirá a programação do 2º Fórum de Autoridades Locais, que será realizado na capital gaúcha nos dias 28, 29 e 30 de janeiro de 2002. Também criará uma comissão para organizar estratégias de divulgação, além de elaborar a 2ª Carta de Porto Alegre e o documento da Rede Internacional de Cidades pela Inclusão Social, que será constituída no encontro de janeiro.
A criação desse fórum é uma necessidade apontada pelos indicadores sócio-econômicos, que mostram uma grave crise social gerada pela concentração cada vez maior de riquezas no mundo, e pela exigência de que as políticas públicas de compensação social e de combate à pobreza partam dos governos locais.
Nas cidades é onde se concentra a maior parcela da população mundial e essa proximidade com a cidadania impõe aos municípios obrigações muito superiores às suas capacidades. Trabalhando em rede, as cidades podem trocar suas experiências, a exemplo da Rede de Mercocidades, que reúne 70 municípios da América do Sul.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.