[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou na noite da última sexta-feira, dia 8, a abertura da VII Jornada de Psicanálise de Aracaju, que será realizada todos os sábados do mês de setembro na Sociedade Semear. O evento promovido pelo Núcleo Psicanalítico de Aracaju (NPA) acontece conjuntamente com o VI Encontro de Psicanálise da Criança e do Adolescente e, desta vez, homenageia os dez anos do Núcleo, os 150 anos de Sigmund Freud e o centenário da psiquiatra alagoana Nise da Silveira.

A prefeitura da cidade é uma das instituições patrocinadoras da Jornada, que traz à capital duas exposições inéditas no Nordeste: uma do Museu Imagens do Inconsciente (RJ) sobre sua fundadora (Nise) e outra intitulada ‘Psicanálise e Modernismo: as idéias de Freud chegando ao Brasil através de poetas e artistas das décadas de 1920 e 1930’. Ambas estarão abertas ao público até o próximo dia 30 também na Semear.

“Para Aracaju, é uma alegria imensa poder contribuir para a realização de um evento de tamanho significado para a comunidade científica. Este encontro é a prova da ousadia, da coragem de homens e mulheres que não se cansam de lutar num terreno tão árido do conhecimento quanto a psicanálise”, afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, que lembrou o artista sergipano de Japaratuba, Artur Bispo do Rosário, como um dos principais nomes da arte do inconsciente.

O presidente da NPA, Adalberto Goulart, contou num breve resumo a biografia de Freud, a história do Núcleo de Aracaju, e aproveitou para agradecer à administração municipal pela parceria na realização do evento. “Sem a responsabilidade e a sensibilidade do prefeito Edvaldo Nogueira, nós não poderíamos realizar este evento”, declarou. Sua afirmação foi enfatizada pela diretora científica do NPA, Maristela Santana. “O prefeito não só apoiou nossa idéia, como nos estimulou a realizá-la”, disse.

Segundo Alírio Dantas, presidente da Sociedade Psicanalítica de Recife (SPR), a Jornada é resultado do esforço incansável dos integrantes do NPA. “Este encontro traduz o trabalho empreendedor e a seriedade com que a ciência psicanalítica é encarada em Aracaju e em Sergipe”, avaliou. O presidente da Associação Brasileira de Psicanálise (ABP), Pedro Gomes, complementou. “Nós nos sentimos muito honrados em participar ativamente do desenvolvimento da psicanálise aqui”, disse.

Os diretores do Museu Imagens do Inconsciente, Luiz Melo, e da Sociedade Semear, Carlos Britto; a representante do governo estadual, psiquiatra Maria D’ávila, além de psicólogos, psiquiatras e estudantes sergipanos participaram da abertura da Jornada de Psicanálise. Saiba mais sobre Nise da Silveira e Sigmund Freud no site www.museuimagensdoinconsciente.org.br[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.