Prefeito Marcelo Déda toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Aracaju
“É um direito dos municípios brasileiros se incorporarem à política de Defesa Nacional e assumirem papel relevante e estratégico no fortalecimento das Forças Armadas democráticas do Brasil”, disse Marcelo Déda em nome de todos os prefeitos do estado. Ele destacou ainda a iniciativa do governo federal de aumentar em cerca de 30% o recrutamento efetivo do Exército Brasileiro.
Para Marcelo Déda, a coordenação dos trabalhos da JSM não deve ser encarada como um fardo para as prefeituras, mas como um privilégio. “Muito mais do que um ônus, assumir o comando da Junta Militar revela nosso direito de sermos agentes da afirmação dos valores nacionais, do fortalecimento das instituições militares”, falou o prefeito, que classificou as Forças Armadas como um dos principais entes da atualidade na luta pela democracia.
O comandante da 6ª Região Militar, general José Elito, falou sobre a importância do alistamento e informou que cerca de um milhão de jovens com 18 anos se alista nas Forças Armadas anualmente. “Deste total, o exército só absorve cerca de 10% a 15%. Todos os 140 mil soldados que temos hoje são voluntários”, frisou.
Competências
De acordo com o tenente coronel João Luiz Medeiros, chefa da 19ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), algumas das principais responsabilidades do presidente de uma JSM são prover a instituição com infra-estrutura adequada e pessoal qualificado.
Em Aracaju, a JSM conta com diversos computadores e funcionários preparados para prestar atendimento de qualidade e resolutivo. Em média, 9 mil jovens são alistados na capital todos os anos. O atendimento é feito na avenida Augusto Maynard, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Posto de Atendimento ao Cidadão
Durante a solenidade de posse dos prefeitos como presidentes das Juntas de Serviço Militar, o Exército Brasileiro lançou em Sergipe a idéia do Posto de Atendimento ao Cidadão. A expectativa é de que, com a adesão do Instituto de Identificação, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), e prefeitura de cada cidade, os cidadãos possam requerer suas carteiras de identidade e de trabalho com mais rapidez num mesmo local.
O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; o comandante do 28º Batalhão de Caçadores, coronel Fernando Melo; o governador do estado, João Alves Filho; o comandante do Destacamento Aéreo da capital, Major Aviador Juta Júnior; o desembargador José Artêmio Barreto; o reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Joubert Uchoa; além de diversas autoridades políticas e militares prestigiaram o evento.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito Marcelo Déda toma posse como presidente da Junta de Serviço Militar de Aracaju – Fotos: Márcio Dantas