[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, participou no final da tarde de hoje da posse do novo chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o doutor em Ciências Florestais Edmar Ramos de Siqueira, nomeado desde o dia 13 de fevereiro para ocupar o cargo durante os próximos quatro anos. A solenidade foi realizada no auditório da sede da Associação dos Empregados da Embrapa de Sergipe (AEE-SE) e contou com a presença de diversas autoridades municipais, estaduais e federais. Pela primeira vez um presidente da empresa, Clayton Campanhola, visitou Aracaju.

Além de parabenizar o novo chefe geral, o prefeito Marcelo Déda destacou o papel da Embrapa para o desenvolvimento do Brasil enquanto país produtor de ciência e conhecimento. “A Embrapa traduz no seu cotidiano o talento do povo do Brasil dedicado à pesquisa agropecuária. Todos nós estamos orgulhosos de ver o Brasil se transformar numa das mais competitivas agriculturas do mundo”, disse o prefeito, referindo-se ao crescimento da produção brasileira de grãos, especialmente de soja.

Marcelo Déda ressaltou o papel da agricultura no desenvolvimento do país. “Graças ao fortalecimento desta área, o Brasil tem conseguido enfrentar com solidez as tempestades dos últimos anos. Mas nada disso seria possível se homens e mulheres da Embrapa não estivessem empenhados em produzir resultados científicos para aumentar a produtividade”, frisou. Para ele, a defesa da Embrapa levada adiante pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva significa a valorização da inteligência brasileira. “Defender a Embrapa é defender a excelência da ciência brasileira, a competência e a qualificação do tecnólogo e cientista deste país, e sua capacidade de enfrentar os desafios que a história colocou no seu rumo”, resumiu.

O presidente nacional da Embrapa, Clayton Campanhola, informou que na gestão do presidente Lula houve um aumento de 35% no orçamento da empresa, que aumentou em R$ 58 milhões. “Desde o início de sua administração, o presidente Lula tem se empenhado junto com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, mostrando o comprometimento deste governo com o aumento e desenvolvimento da pesquisa na área agrícola”, enfatizou.

A escolha

O novo chefe geral da Embrapa, Edmar Siqueira, explicou que sua gestão será focada na elaboração de projetos de pesquisa direcionados a atender as demandas concretas da sociedade. “Vamos ajustar as prioridades de pesquisa para atender as definições do Governo Federal, também nas área de Segurança Alimentar e agricultura familiar”, disse, acrescentando que estudos de redução do impacto ambiental também serão viabilizados.

Ele foi escolhido dentro de critérios estabelecidos pela Embrapa desde 1996. Além do currículo e da proposta de trabalho analisada por uma comissão de técnicos de dentro e fora da empresa, o candidato ao posto é submetido a um teste com psicólogos para avaliar seu perfil gerencial em áreas como tomada de decisões, administração de recursos e de conflitos. “Acreditamos muito nessa equipe e temos plena confiança de que a administração de Edmar será um grande sucesso”, declarou Clayton Campanhola.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.